Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Capital Economics: se guerra terminar rápido, cenário-base, Selic pode cair a 12,50%-13% em 2026

20 de março de 2026

Por Caroline Aragaki

São Paulo, 20/03/2026 – A Capital Economics afirma que se a guerra no Irã terminar em um período relativamente curto, conforme o cenário-base da instituição, e na ausência de qualquer afrouxamento fiscal significativo antes das eleições, a taxa Selic pode ser reduzida significativamente, talvez para 12,50% ou 13% no fim de 2026.

“Mesmo em um cenário em que o aumento dos preços da energia se intensifique, provavelmente ainda haverá espaço para mais alguns cortes este ano. Isso faria do Brasil um dos poucos bancos centrais globalmente que continua afrouxando a política monetária este ano”, afirma a consultoria, em relatório.

A Capital Economics nota que o Brasil está em uma situação muito diferente do restante da América Latina e até de grande parte dos mercados emergentes, ao ter uma política monetária extremamente apertada a uma taxa de juros real de cerca de 10%. “Embora o comunicado do Copom tenham adotado um tom cauteloso, acreditamos que a pura restritividade da postura monetária significa que ainda há espaço para mais flexibilização este ano.”

Contato: caroline.aragaki@estadao.com

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast

Veja também