Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de março de 2026
Por Gabriel Azevedo
São Paulo, 20/03/2026 – A Cofco International, braço internacional do grupo chinês Cofco e um dos principais exportadores de grãos do Brasil, fechou com o banco britânico Standard Chartered uma linha rotativa de crédito de US$ 435 milhões atrelada a metas socioambientais com foco nas cadeias brasileiras de soja e milho, segundo comunicado.
Pelos termos da operação, o custo do financiamento poderá variar conforme o cumprimento de dois indicadores verificados externamente: o aumento do volume de grãos e oleaginosas certificados por padrões reconhecidos de agricultura responsável, incluindo o padrão da própria Cofco, e o reforço dos mecanismos de controle sobre fornecedores e das salvaguardas trabalhistas nas cadeias brasileiras de soja e milho.
No comunicado, a diretora Financeira da Cofco International, Helen Song, afirmou que a operação integra metas de sustentabilidade à gestão financeira da companhia. “Esta operação representa uma integração profunda de nossos objetivos de sustentabilidade com a gestão financeira corporativa, reforçando nosso compromisso de longa data com a originação responsável e com as salvaguardas da cadeia de suprimentos em mercados-chave”, disse.
A diretora global de Sustentabilidade do Standard Chartered, Marisa Drew, destacou que a estrutura difere da maioria dos financiamentos vinculados à sustentabilidade, normalmente concentrados em emissões de gases de efeito estufa. Segundo ela, no caso da Cofco International, a transação foi desenhada para enfrentar “riscos sociais e de resiliência” nas cadeias globais de suprimento da empresa. O banco descreveu a operação como sua primeira linha de crédito sustentável com foco em resiliência social.
Segundo as empresas, a operação é a primeira linha de crédito com esse perfil divulgada publicamente no setor agrícola da América do Sul e segue os princípios internacionais aplicáveis a financiamentos atrelados a metas de sustentabilidade.
Contato: gabriel.azevedo@estadao.com
Veja também