Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FGV/André Braz: queda das commodities leva IGP-10 a recuar 0,24% em março

17 de março de 2026

Por Gabriela da Cunha

Rio, 17/03/2026 – A queda das commodities explica o recuo de 0,24% em março no IGP-10, de acordo com o economista do FGV IBRE, André Braz.

“O índice de preços ao produtor segue registrando queda nas commodities de maior peso, especialmente minério de ferro, soja e milho. O recuo do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) não foi mais intenso devido à elevação dos preços de produtos da pecuária, como bovinos, carne e leite.”

Em março, o IPA-10 caiu 0,39%, ante a queda de 0,80% em fevereiro.

Analisando os diferentes estágios de processamento, que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, o levantamento mostra que o grupo de Bens Finais passou de -0,05% em fevereiro para 0,59% em março.

Excluindo os subgrupos de alimentos in natura e combustíveis para o consumo, os preços dos bens finais subiu de 0,06% em fevereiro para 0,16% em março.

Os preços dos bens intermediários caíram 0,03% em março, após alta de 0,61% mês anterior.

Já os preços das matérias-primas brutas registrou queda menos intensa em sua taxa de variação em relação ao mês anterior, passando de -2,20% para -1,11%.

Contato: gabriela.cunha@estadao.com

Veja também