Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
25 de fevereiro de 2026
Por Eduardo Laguna
São Paulo, 25/02/2026 – O gestor de investimentos da Kinea Investimentos, Marco Freire, disse hoje que, embora já movimente o maior investimento da humanidade, a inteligência artificial não é uma bolha. Para Freire, os agentes de IA, softwares inteligentes que operam com alto grau de autonomia, serão o principal tema dos mercados neste ano, puxando investimentos que devem favorecer também as cotações de commodities metálicas.
Durante evento do BTG Pactual, o gestor da Kinea considerou que há certo exagero no pessimismo sobre o impacto da adoção da IA no mercado de trabalho. A nova tecnologia, pontuou, deve levar a uma substituição de 25% dos empregos do mundo, porém, enquanto algumas funções serão eliminadas, outras serão criadas. A ruptura no mercado de trabalho, comentou, vai ser relevante no longo prazo, mas tende a ser gradual.
Conforme Freire, só as grandes empresas americanas vão investir US$ 600 bilhões em IA neste ano. “É o maior investimento da história da humanidade […] Nunca teve tanto dinheiro investido em alguma coisa em pouco espaço de tempo”, comentou o gestor.
Ele acrescentou que a construção de data centers vai demandar mais metais e energia, impulsionando os preços desses insumos. “Não é uma bolha, claramente. Estamos apenas no terceiro ano da tecnologia de inteligência artificial. É o início. Isso vai estar com a gente por dez anos. A tecnologia de inteligência artificial começa a pegar no nosso dia a dia a partir de agora”, comentou Freire.
Conforme o gestor, depois do domínio dos chatbots, 2026 será o ano dos agentes de inteligência artificial. “Você vai, daqui a dez anos, olhar para este ano e falar assim: ‘nossa, em 2026, o tema do mercado financeiro foi o início dos agentes de inteligência artificial’. Isso está permeando todos os mercados globais de alocação”, afirmou o gestor.
Contato: eduardo.laguna@estadao.com
Veja também