Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
23 de janeiro de 2026
Por Ludmylla Rocha
São Paulo, 23/01/2026 – Depois de uma sutil melhora na semana passada, o volume de chuvas esperado ao longo de janeiro sobre os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste voltou a cair em pleno período úmido, segundo as projeções mais atualizadas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Considerado a “caixa d’água” do País, o submercado deve encerrar o mês com a afluência, medida pela Energia Natural Afluente (ENA), em 64% da média histórica, ou 41.914 megawatts médios (MWmed), redução de três pontos porcentuais (p.p.) em relação ao esperado na semana passada.
Com isso, o armazenamento projetado na região caiu 0,5 p.p., para 46,4% no último dia do mês. Se confirmado, ficará acima dos níveis atuais, que estão em 44,0%.
No Norte, a expectativa de chuva sobre os reservatórios também piorou e agora a afluência esperada é de 10.447 MWmed, ou 66% da Média de Longo Termo (MLT), montante 8 p.p. menor. Apesar disso, a previsão de armazenamento na região subiu de 57,2% para 58,8% ao fim do mês. Se confirmado, estará acima dos 56,1% medidos nesta sexta-feira, 23.
No Sul, após queda significativa na semana passada, a projeção de afluência melhorou saindo dos 79% para 83% da média histórica ao fim do mês, ou 6.251 MWmed. O armazenamento esperado ao fim de janeiro também subiu de 62,7% para 63,9%, mas abaixo dos 64,7% atuais.
Por fim, no Nordeste, a previsão de afluência subiu 1 p.p. e passou para 44% da MLT, ou 5.879 MWmed. O armazenamento estimado para o encerramento do mês também aumentou 2,7 p.p. e foi para 53,4%, portanto, acima dos 50,1% medidos hoje.
Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br
Veja também