Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Davos: Hassett projeta crescimento robusto de PIB dos EUA e nega afastamento de aliados

21 de janeiro de 2026

Por Pedro Lima

São Paulo, 21/01/2026 – O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, afirmou nesta quarta-feira que a economia americana pode surpreender com uma expansão robusta ao longo do ano. “Podemos ter dois trimestres com crescimento do PIB acima de 5%”, disse, em entrevista à Bloomberg TV às margens do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Hassett também rejeitou a avaliação de que a política econômica do governo Donald Trump esteja afastando parceiros tradicionais dos Estados Unidos. “Não acho que estamos empurrando nossos aliados para mais perto da China”, afirmou, acrescentando que Washington segue comprometida com seus acordos estratégicos.

Segundo ele, a Casa Branca espera uma melhora adicional das contas públicas com a consolidação de novos pactos. “Esperamos reduzir ainda mais o déficit no próximo ano”, disse.

O assessor fez críticas diretas à atuação do Federal Reserve (Fed). Para Hassett, “dirigentes do Fed parecem querer ter uma opinião sobre tudo”, e manifestações públicas contra Trump “são incompatíveis com a independência do BC”. Ele argumentou que as autoridades monetárias deveriam se restringir a comentários sobre política monetária, e não sobre políticas do governo, como as tarifas.

Hassett também afirmou que “não acho que a ida de Jerome Powell à Suprema Corte hoje tenha sido apropriada”, ao comentar a presença do presidente do Fed em uma audiência relacionada ao caso da diretora do banco central Lisa Cook.

Sobre a sucessão no comando do Fed, o assessor disse não saber se a indicação para a presidência da instituição por Trump ocorrerá já na próxima semana, em linha com declarações do republicano de que a escolha será anunciada “em breve”. Questionado sobre seu próprio nome, comentou que o presidente “foi simpático ao dizer [anteriormente] que não quer me tirar da Casa Branca”.

Na área de habitação, Hassett antecipou novidades. “Um grande anúncio de política habitacional está chegando em breve”, disse, também às margens do encontro em Davos, em meio às discussões sobre medidas para ampliar o acesso à casa própria nos Estados Unidos.

Contato: pedro.lima@estadao.com

Veja também