Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BRB diz ter ‘plena capacidade’ para recompor capital e nega exigência de aporte

19 de janeiro de 2026

Por André Marinho

São Paulo, 19/01/2025 – O Banco de Brasília (BRB) garantiu dispor de “plena capacidade” para recompor o capital, caso sejam confirmados prejuízos decorrentes de operações policiais, e negou os rumores de que teria sido instruído a receber aporte de capital. A instituição financeira está no centro das investigações sobre supostas fraudes envolvendo o Banco Master, para o qual chegou a fazer uma oferta de compra.

Em comunicado enviado ao mercado, o BRB disse que, até o momento, não precisou acionar os planos de capital estruturado para cenários de estresse. Também esclareceu que não recebeu “comunicação ou determinação específica de aporte de capital por parte do Banco Central do Brasil, ou qualquer outro órgão”.

O banco reiterou o compromisso com a “transparência, a solidez financeira e a integridade” e se colocou à disposição de acionistas e investidores para prestar esclarecimentos necessários.

Nesta manhã, a Coluna do Estadão havia revelado que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou à direção do BRB que o governo do Distrito Federal precisaria realizar aporte de R$ 4 bilhões, sob pena de o banco ser alvo de intervenção. Segundo a reportagem, a exigência segue uma insuficiência patrimonial identificada no banco estatal.

Contato: andre.marinho@estadao.com

Veja também