Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Governo de Israel diz que não foi consultado sobre formação do Conselho Executivo de Gaza

17 de janeiro de 2026

Por Alexandre Rocha

São Paulo, 17/01/2026 – O governo israelense disse hoje, 17, que não foi consultado sobre a composição do Conselho Executivo de Gaza, anunciada ontem, 16, pelo governo dos Estados Unidos. “O anúncio referente à composição do Conselho Executivo de Gaza, que é subordinado ao Conselho de Paz, não foi coordenado com Israel e contraria sua política”, afirmou o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em sua conta na rede social X.

Em comunicado na sexta-feira, a Casa Branca informou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado para o Oriente Médio, Steve Witkoff, o genro do presidente dos EUA, Donald Trump, Jared Kushner, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, farão parte do conselho executivo. O objetivo deste colegiado, segundo a nota, é “operacionalizar a visão do Conselho de Paz”, presidido pelo próprio Trump.

“O primeiro-ministro [Netanyahu] instruiu o ministro dos Negócios Estrangeiros [Gideon Saar] a entrar em contato com o secretário de Estado dos EUA [Rubio] sobre este assunto”, acrescenta a postagem do gabinete.

Os conselhos e o Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG, na sigla em inglês), que será liderado pelo palestino Ali Shaath, fazem parte do plano de Trump para pacificar Gaza. Shaath é um engenheiro civil nativo de Gaza que já ocupou diferentes cargos na Autoridade Palestina, que governa parte da Cisjordânia, entre eles o de vice-ministro do Planejamento e da Cooperação Internacional.

Para o Conselho da Paz, organismo internacional para discutir uma saída política para Gaza, Trump convidou ainda o presidente da Argentina, Javier Milei, e teria convidado também o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que é um forte crítico dos ataques israelenses ao território palestino.

Contato: alexandre.rocha@estadao.com

Veja também