Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
15 de janeiro de 2026
Por Renan Monteiro
Brasília, 15/01/2026 – O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) anunciou hoje um conjunto de ações consideradas preventivas para o atendimento eletroenergético de 2026, após alertas sobre armazenamento de hidrelétricas. Foi recomendada a elaboração de um plano de ação envolvendo as instituições e os agentes responsáveis por tratar das reduções de vazão mínima na bacia do Paraná. Isso ajuda no gerenciamento dos níveis dos reservatórios.
Caso seja necessário, em função da evolução das condições climáticas no mês de fevereiro, poderão ser realizadas novas reduções a partir de março de 2026, após o período de defeso, quando a pesca fica proibida para fins comerciais.
Na primeira reunião do CMSE no ano, foi relatada a atual situação crítica em algumas bacias hidrográficas, incluindo as condições da bacia do Paraná. O Comitê de Monitoramento reforçou a necessidade de manter o acompanhamento detalhado da evolução do período chuvoso e das condições hidrológicas, especialmente no Paraná.
O Colegiado falou ainda da necessidade de manter a estratégia de redução da inflexibilidade hidráulica (restrição de geração mínima de determinada usina) no Sistema Interligado Nacional (SNI). A perspectiva é recuperar os armazenamentos dos reservatórios de usinas hidrelétricas.
Outro apontamento foi a necessidade de manter as condições operativas e da contribuição da usina hidrelétrica (UHE) Belo Monte na geração de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que conta, em seu planejamento, com a disponibilidade de geração considerando o atual hidrograma vigente para o trecho de vazão reduzida dessa usina.
Essa discussão sobre o hidrograma envolve o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Todas as ações listadas pelo CMSE fazem parte de uma agenda de medidas avaliadas como “estratégicas” para o atendimento eletroenergético de 2026.
No mês passado, foram verificados armazenamentos das hidrelétricas equivalentes de 42%, 71%, 46% e 55% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. No SIN, o armazenamento foi de aproximadamente 45%. Segundo o CMSE, o sistema está preparado caso permaneça o cenário de poucas chuvas nas principais bacias.
Contato: renan.monteiro@broadcast.com.br
Veja também