Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
13 de janeiro de 2026
Por Isadora Duarte
Brasília, 13/01/2026 – A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) está pedindo a prorrogação do calendário de semeadura da safra de verão 2025/26 no Estado. O pleito é para extensão do período de plantio de soja e milho para até 15 de fevereiro, ante limite atual estipulado em 28 de janeiro, informou a federação em nota. A demanda da Farsul foi encaminhada à diretoria do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, que será direcionada ao Ministério da Agricultura.
Na nota, a federação lembrou que uma portaria do Ministério da Agricultura de 30 de abril do ano passado estabelece, em nível nacional, o período de vazio sanitário de 3 de julho de 2025 a 30 de setembro do mesmo ano e o calendário de semeadura de 1º de outubro de 2025 a 28 de janeiro de 2026. “O plantio tardio das lavouras de milho por razões climáticas e as chuvas ocorridas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026, retardarão a colheita da cultura, o que motivou o pedido”, explicou a Farsul na nota.
A federação argumenta ainda que em áreas de irrigação por pivô e também nas lavouras de milho sequeiro e silagem ocorrem o cultivo da safrinha de soja, o que também demanda a prorrogação das datas. Essa extensão, segundo a Farsul, já foi adotada na safra 2024/25 por “motivos semelhantes”.
Contato: isadora.duarte@estadao.com
Veja também