Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de janeiro de 2026
Por Elisa Calmon
São Paulo, 04/01/2026 – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Japão avançou de 48,7 pontos em novembro para 50 pontos em dezembro, segundo pesquisa final da S&P Global em parceria com o Jibun Bank publicada nesta segunda-feira (horário local). O resultado indica condições de mercado estáveis ao final do ano, encerrando um período de cinco meses de deterioração.
Segundo a S&P, os dados setoriais indicaram que as condições melhoraram nos segmentos de bens de consumo e de investimento. Mas, por outro lado, pioraram para os fabricantes de bens intermediários.
A diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence, Annabel Fiddes, avalia que o setor manufatureiro japonês viu suas condições se estabilizarem no final do ano, com as fábricas relatando uma redução muito menor nas vendas e níveis de produção praticamente estáveis.
Também houve boas notícias no setor de emprego, com os níveis de contratação aumentando em um ritmo ligeiramente mais rápido, à medida que as empresas projetavam maior demanda nos próximos meses.
O otimismo se refletiu também nas projeções de produção, com o grau de sentimento positivo sendo o segundo maior desde janeiro. A expectativa é que lançamentos de novos produtos e maior demanda em setores-chave, como o automotivo e o de semicondutores, impulsionem o desempenho do setor em 2026.
Ainda assim, diversas empresas expressaram preocupação com as condições globais relativamente lentas, o envelhecimento da população e o aumento dos custos.
Contato: elisa.ferreira@estadao.com
Veja também