Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BTG Pactual: portaria com regras de transição para Enfermagem tem efeito mitigador

29 de dezembro de 2025

Por Wilian Miron

São Paulo, 29/12/2025 – A equipe de analistas do BTG Pactual vê como mitigadora a publicação, pelo Ministério da Educação, de uma regra transitória para que os programas de graduação em Enfermagem sejam totalmente presenciais.

A medida está alinhada com a nova política para o Ensino a Distância (EaD), publicada em maio deste ano, e que proíbe que uma série de cursos sejam oferecidos nessa modalidade.

Segundo os analistas Samuel Alves e Maria Resende, a medida era amplamente esperada e já havia sido sinalizada em recentes discussões com os gestores das universidades. “Em essência, a portaria cria uma rota de migração altamente seletiva para instituições que anteriormente ofereciam Enfermagem via EaD”.

A norma, destacaram os analistas, explicita que centros de EaD não podem ser automaticamente convertidos em operações presenciais, e as instituições devem passar por um processo completo de credenciamento para estabelecer um novo campus presencial ou uma nova instituição de ensino superior, ambos sujeitos à avaliação in loco.

Para eles, embora o novo marco proíba formalmente a Enfermagem em EaD e aperte os requisitos de presença e infraestrutura em vários programas, a portaria propõe uma transição gerenciada, apoiada por uma janela de ajuste de dois anos. “Isso deve limitar o risco de uma queda abrupta na captação, e portanto não esperamos um declínio material nas matrículas do setor em 2026, com um redesenho mais significativo do EaD provavelmente mais para frente”.

Contato: wilian.miron@estadao.com

Veja também