Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Superintendência-geral do Cade aprova compra de usina termelétrica da EDF pela Âmbar, da J&F

29 de dezembro de 2025

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 29/12/2025 – A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, que a Âmbar Energia, do Grupo J&F, que pertence aos irmãos Joesley e Wesley Batista, adquira a usina termelétrica Norte Fluminense, da francesa EDF. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.

O negócio foi anunciado no último dia 12 e não teve os valores divulgados. Na ocasião, a Âmbar informou que a compra contempla a usina termelétrica e o projeto de construção termelétrica Norte Fluminense 2, ambos em Macaé, no Rio de Janeiro.

Ao órgão antitruste, a J&F afirmou que a operação representa uma boa oportunidade para a expansão das atividades do Grupo no setor de geração de energia elétrica. A Âmbar somará, quando o negócio for concretizado, 7,1 gigawatts de potência instalada, divididos em 56 unidades de geração em 12 estados, incluindo empreendimentos de fonte hídrica, solar, nuclear, a biomassa, a biogás, a gás natural, a óleo combustível e a carvão mineral.

Já a EDF declarou, também ao Cade, que a iniciativa “está em linha com seu processo de reestruturação global com o propósito do grupo de descarbonização”.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também