Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
22 de dezembro de 2025
São Paulo, 22/12/2025 – Os volumes de chuva observados na maior parte do Brasil nos 15 primeiros dias de dezembro contribuíram para a elevação dos níveis de água no solo e para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, sem prejudicar a finalização da colheita dos cultivos de inverno, destaca a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim. Em geral, as lavouras estão se desenvolvendo sob boas condições na maioria das regiões.
Segundo a Conab, no Centro-Oeste, os maiores volumes de precipitações ocorreram no nordeste de Mato Grosso e no norte de Goiás. “As chuvas registradas foram mais regulares e favoreceram o incremento da umidade do solo. Panorama semelhante foi verificado na região Sudeste”, diz.
No Sul do País, as precipitações ocorreram com distribuição irregular e os maiores volumes foram registrados no norte e oeste do Paraná. “No Rio Grande do Sul, os primeiros cinco dias de dezembro registraram chuvas em baixos volumes, que favoreceram a finalização da colheita dos cultivos de inverno. Entretanto, nos outros períodos analisados, principalmente de 6 a 10 deste mês, os acumulados de chuva auxiliaram na recuperação da umidade do solo, promovendo condições mais favoráveis à semeadura e ao desenvolvimento das lavouras”, informa a estatal. Em relação ao Paraná e Santa Catarina, as condições climáticas na primeira quinzena do mês foram, no geral, favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.
Na região Norte, os volumes de chuva registrados no Tocantins e em parte do sul e noroeste do Pará favoreceram o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. “No entanto, houve restrição em parte das lavouras devido à irregularidade das chuvas e às altas temperaturas no nordeste paraense.” Já no Nordeste, os volumes acumulados na maior parte da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) favoreceram a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, mas foram insuficientes para parte das lavouras do leste, centro e oeste do Maranhão, diz a Conab. (Equipe AE)
Veja também