Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de dezembro de 2025
Por Caroline Aragaki, enviada especial, e Mateus Fagundes
Foz do Iguaçu e São Paulo, 20/12/2025 – O presidente do Paraguai, Santiago Peña, criticou a demora da União Europeia (UE) em fechar um acordo com o Mercosul. Havia expectativa de que o bloco europeu assinasse o acerto comercial com o grupo sul-americano na Cúpula que ocorre nesta manhã em Foz do Iguaçu (PR). Para ele, é preciso buscar novas parcerias.
“Não podemos simplesmente esperar a UE. Creio que há muitos outros países para fazermos acordos”, afirmou. “Vemos grande oportunidade com países de Ásia Central”, pontuou.
Peña também disse lamentar que a Europa não tenha se dado conta “de que precisa mais do acordo do que o Mercosul”. “O Mercosul é potência sul-americana, mundial”, defendeu.
A cúpula de líderes do Mercosul estava inicialmente marcada para o começo de dezembro. Porém, foi adiada para o dia hoje a pedido da União Europeia, que esperava uma votação no Parlamento Europeu esta semana que desse o aval para o acordo com o bloco sul-americano. Com a recusa da Itália em fechar o acordo agora, a assinatura foi postergada.
A expectativa do Conselho Europeu e da Comissão Europeia é de uma assinatura em janeiro, quando Peña assume a presidência pro tempore do Mercosul por seis meses.
Contatos: caroline.aragaki@estadao.com; mateus.fagundes@broadcast.com.br
Veja também