Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
16 de dezembro de 2025
Por Flávia Said
Brasília, 16/12/2025 – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) vai lançar nesta quarta-feira, 17, uma página para sistematizar e facilitar o acesso a dados sobre tarifas de importação, regimes preferenciais, listas de exceções, histórico tarifário e investimentos estrangeiros no País. Trata-se do Camex360, iniciativa coordenada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), que pretende ampliar o acesso a dados sobre tarifas de importação, investimentos e decisões colegiadas.
Segundo o MDIC, mais de 27 mil microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras atuaram como importadoras em 2024. Cálculos da Camex estimam que, se ao menos 10% desse universo fizer uso desses serviços terceirizados, a economia prevista com o painel público será da ordem de R$ 6 milhões por ano.
“É mais uma iniciativa no caminho da desburocratização, da transparência e da prestação de contas. Nosso objetivo, no governo do presidente Lula, é facilitar cada vez mais a vida do cidadão e dar mais competitividade às empresas, reduzindo custos e processos”, defendeu o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.
A principal ferramenta é o Painel Tarifário, que vai trazer todas as informações sobre tarifas praticadas pelo Mercosul e apontar se a mercadoria está sujeita a regimes especiais que reduzem o porcentual das alíquotas no Brasil, como ex-tarifários e outros.
“Além de desburocratizar e facilitar o acesso aos dados, o painel dará mais segurança ao importador sobre o total a ser realmente recolhido com a entrada do produto no País”, explicou o secretário-executivo da Camex, Rodrigo Zerbone.
“Nosso objetivo é apresentar de maneira intuitiva e acessível uma visão consolidada das tarifas aplicadas, listas de exceção, regimes de ex-tarifários e acordos comerciais, contribuindo para maior transparência e eficiência na análise tarifária”, completou.
Atualmente, dados e mecanismos citados por Zerbone estão dispersos em páginas e arquivos diferentes, fazendo com que as empresas, sobretudo as pequenas, tenham de contratar serviços especializados para unificar as informações.
Temas acessórios serão incorporados ao longo do tempo, como informações sobre o seguro de crédito à exportação e outras questões tarifárias.
Veja abaixo as outras ferramentas do Camex360:
– Rastreador NCM: rastreia o histórico dos códigos NCM e NALADI, com o objetivo de facilitar o acesso às correlações desses códigos a partir de um diagrama visual. O aplicativo será especialmente útil para negociadores comerciais e para analistas de comércio. Com a ferramenta, será possível identificar qual é a NCM correspondente de um acordo anterior ou verificar se a análise comercial para determinado período faz sentido.
– InvestVis: criada em 2024, a plataforma de visualização de dados de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) oferece uma perspectiva abrangente e acessível sobre os fluxos e estoques desse importante tipo de investimento. Consolida informações de fontes primárias diversas, organizando os dados coletados.
– Gecex deliberações: dará acesso às deliberações do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) e às notas técnicas públicas que serviram de base para as decisões.
Contato: flavia.said@broadcast.com.br
Veja também