Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

EDP conclui linha de transmissão que liga Piauí ao Maranhão com 42 meses de antecedência

15 de dezembro de 2025

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 15/12/2025 – A EDP concluiu no domingo, 14, a linha de transmissão que liga o Piauí ao Maranhão que faz parte do Lote 13, que foi arrematado pela companhia em leilão realizado em 2024. O trecho foi energizado e integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) com 42 meses de antecipação ao previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Lote como um todo é composto por duas linhas de transmissão que somam 461 quilômetros. A linha de 230 kV conecta Ribeiro Gonçalves (PI) a Balsas (MA), tem 95 km de extensão, foi entregue. A outra é a linha de 500 kV, de 366 km que liga Ribeiro Gonçalves (PI) a Colinas (TO).

O investimento total estimado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o Lote é de R$ 981 milhões, com Receita Anual Permitida (RAP) de aproximadamente R$ 102 milhões, quando operacional.

De acordo com o diretor de Transmissão da EDP na América do Sul, Daniel Sarmento, a empresa teve cerca de 18 meses entre a assinatura do contrato e a entrada em operação comercial. “Além de antecipar a RAP e criar valor para a EDP, esse empreendimento fortalece a infraestrutura na região, abre margem para novas conexões e contribui para a segurança do SIN”, disse.

A EDP também está construindo outros dois lotes que passam pelo Piauí e foram arrematados no mesmo certame. O Lote 2, localizado integralmente no Estado, que conta com duas linhas de transmissão e alguns trechos de interligação, totalizando 537 km, e uma subestação de 500 kV. E o Lote 7, que passa também pela Bahia e pelo Tocantins, com duas linhas de transmissão de 390 km no total, e uma subestação.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também