Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Petrobras quer aproveitar cascos de plataformas que seriam descomissionadas

5 de dezembro de 2025

Por Denise Luna

Rio, 05/12/2025 – A Petrobras lançou nesta sexta-feira, 5, licitação para um possível aproveitamento de cascos de plataformas que seriam descomissionadas. Os cascos das unidades poderiam ser usados na revitalização da bacia de Campos, projeto que foi colocado em espera diante dos altos custos dos equipamentos em um momento de preços baixos de petróleo.

Segundo a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, os preços das plataformas para revitalizar a bacia de Campos, “vieram com preços do pré-sal”, informou, após receber o prêmio ANP de Personalidade da Indústria 2025.

Por este motivo, a estatal estuda uma maneira de reaproveitar os cascos das antigas plataformas que deveriam ser descomissionadas, vendendo a parte de cima (top side) das unidades como sucata e construindo uma nova plataforma com o antigo casco nos estaleiros brasileiros.

O objetivo é revitalizar os campos maduros da bacia de Campos que tiveram que ser adiados no Plano de Negócios 2026-2030 da empresa, como Albacora, Marlim Leste, Marlim Sul, com as plataformas de baixo custo, já que os preços das unidades novas inviabilizam os projetos.

“Estamos fazendo um estudo revendo aquilo tudo de Albacora, Marlim Sul, Marlim Leste, para ver o que pode otimizar de produção. Poços de revitalização têm que ter custo menor. Plataformas que estão sendo desativadas podem ser usadas. Vamos buscar a melhor maneira de reduzir capex”, disse Sylvia.

Contato: denise.luna@estadao.com

Veja também