Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BC: spread médio no crédito livre sobe a 32,6 pp em outubro, de 31,9 pp em setembro

26 de novembro de 2025

Por Marianna Gualter e Cícero Cotrim

Brasília, 26/11/2025 – O spread médio em operações de crédito livre passou de 31,9 pontos em setembro para 32,6 em outubro, informou o Banco Central. A métrica representa a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o que é efetivamente cobrado dos clientes finais.

O spread médio no segmento de pessoa física oscilou de 44,4 pontos (dado revisado, de 44,3 pontos) para 44,8. Nas operações de empresas, passou de 10,9 pontos (dado revisado, de 11,2 pontos) para 11,9 pontos no mesmo período.

O spread médio do crédito direcionado, com recursos da poupança e BNDES, passou de 4,0 pontos em setembro para 4,1 em outubro O spread do crédito total, que inclui livre e direcionado, oscilou de 20,3 pontos para 20,8 pontos no período.

Contato: cicero.cotrim@broadcast.com.br e marianna.gualter@broadcast.com.br

Veja também