Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lindbergh: tendência é crescer disputa entre um nome da família Bolsonaro em relação a Tarcísio

24 de novembro de 2025

Por Pepita Ortega e Victor Ohana

Brasília, 24/11/2025 – O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), avaliou nesta segunda-feira, 24, que com a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) há uma tendência de crescimento de uma disputa entre um nome da família do ex-chefe do Executivo e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Eu tenho essa avaliação porque, claramente, se o Bolsonaro passar o bastão para o Tarciso, eles vão tentar esconder o Bolsonaro. Vão tentar parar de falar do Bolsonaro. Eu acho que, ao final, aquele núcleo familiar ali vai optar por uma candidatura que leve o nome do Bolsonaro à frente. Mas isso é outro problema. É um problema da direita”, apontou após citar o desgaste “muito grande” na imagem do ex-presidente .

Ainda de acordo com Lindbergh, tal divisão pode acabar beneficiando o governo. Na visão do deputado, há uma “desmoralização política” dos apoiadores de Bolsonaro com o vídeo em que confessa ter usado um ferro de solda na tornozeleira eletrônica que usava quando em prisão domiciliar. “Vários governadores que tinham se pronunciado contra a prisão, depois de verem aquele vídeo, ficaram, de certa forma, calados, porque é indefensável”, acrescentou.

O deputado ainda considera que, com o episódio da tornozeleira “conseguiram derrotar qualquer possibilidade de uma prisão domiciliar”. ” Eles enterraram a tese da prisão domiciliar, que era a tese dos advogados que tentavam articular falando da saúde do Bolsonaro. Pela lei de organizações criminosas, líder de organização criminosa, e ele foi condenado assim, tem que ir para presídio de segurança máxima. Então eu acho que o destino do Bolsonaro vai ser ou a Papuda ou a Papudinha”, anotou.

contato: pepita.ortega@estadao.com; victor.ohana@estadao.com

Veja também