Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Motta: Tenho visto integrantes do governo trazerem criticas ao BC que eu gostaria de reconhecer

17 de novembro de 2025

Por Pepita Ortega e Victor Ohana

Brasília, 17/11/2025 – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta segunda-feira, 17, que “gostaria de reconhecer” críticas de integrantes do governo federal ao Banco Central (BC), no que tange ao patamar da taxa básica de juros. “Torcemos para que o BC possa estar anunciando nos próximos dias um viés de queda, que será muito positivo para o Brasil”, disse, em entrevista à BandNews.

Segundo Motta, “nem integrantes do BC devem estar satisfeitos com a taxa de 15% de juro, a qual o presidente da Câmara classificou como “muito alta”, “travando investimentos e dificultando que Brasil possa se desenvolver através de investimentos”.

“É importante que a gente tenha condições de sinalizar queda na taxa a partir de agora para que a partir do ano que vem possamos ter mais viabilidade nos financiamentos nos grandes projetos que o Brasil precisa”, indicou.

O presidente da Câmara afirmou ainda que é um “consenso geral”, tanto da política como do setor produtivo” que é necessária uma discussão sobre um viés de queda na taxa.

Contato: pepita.ortega@estadao.com; victor.ohana@estadao.com

Veja também