Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Guimarães: pelo que foi exposto pelo relator do PL antifacção,é monumental vitória que alcançamos

11 de novembro de 2025

Por Pepita Ortega e Victor Ohana

Brasília, 11/11/2025 – O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), classificou nesta terça-feira, 11, como uma “monumental vitória” o recuo, pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), de não propor a tipificação das facções criminosas dentro da lei antiterrorismo. O líder ainda tentou recuperar o protagonismo do governo federal ante o tema, ressaltando que a proposta é de “iniciativa” do Poder Executivo.

Guimarães ressaltou como o texto foi encaminhado à Câmara pela administração Luiz Inácio Lula da Silva “centrado na ideia de combater organizações criminosas e facções com rigor, aumentando penas e fazendo com que a sociedade perceba quanto o governo está fazendo sobre o tema”.

O líder destacou as articulações ao longo do dia, especificamente sobre dois pontos: as atribuições da Polícia Federal e a inclusão do marco do crime organizado dentro da lei antiterrorismo. “Colocamos com clareza que era fundamental atender essas questões centrais do governo”, frisou.

Conforme anunciado há pouco pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, que licenciou do cargo para assumir a relatoria, o marco legal contra o crime organizado será proposto como uma lei autônoma e não dentro da lei antiterrorismo – como era criticado pelos governistas.

contato: pepita.ortega@estadao.com; victor.ohana@estadao.com

Veja também