Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
7 de novembro de 2025
Por Daniela Amorim
Rio, 07/11/2025 – A queda de 0,25% nos preços dos produtos industriais na porta de fábrica em setembro foi decorrente de reduções em 12 das 24 atividades pesquisadas, segundo os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo de 1,75% nos preços do segmento de outros produtos químicos deu a principal contribuição para o resultado do IPP, responsável por -0,14 ponto porcentual. Houve impacto relevante também das quedas em alimentos (-0,40% e impacto de -0,10 ponto porcentual) e máquinas e equipamentos (-1,17% e -0,05 ponto porcentual). Na direção oposta, o avanço de 1,49% na atividade farmacêutica pressionou o IPP em 0,04 ponto porcentual.
“Como vem ocorrendo nos últimos meses e que ajuda a explicar o novo resultado negativo no mês, os setores que mais influenciaram o resultado geral apresentaram quedas de preços. Além disso, como um ponto geral, vale lembrar de uma outra variável que, geralmente, também ajuda a explicar os resultados do IPP: o dólar. Em setembro, o dólar apresentou uma queda de 1,5% frente ao real. Esse foi o oitavo recuo mensal no ano, que fez com que o dólar já acumulasse uma retração de 12,0% em 2025. E, nos últimos 12 meses, o resultado também é negativo, com uma queda de 3,1% na comparação entre setembro de 2025 e setembro de 2024”, ressaltou Murilo Alvim, gerente do IPP no IBGE, em nota do instituto.
Contato: daniela.amorim@estadao.com
Veja também