Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

COP30/Corrêa do Lago defende ampliação do perdão de dívida de países por ações climáticas

5 de novembro de 2025

Por Renan Monteiro, enviado especial

Belém, 05/11/2025 – O presidente da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), André Corrêa do Lago, apontou hoje que há necessidade de ganho de escala no instrumento que permite o perdão da dívida em troca de medidas de combate às mudanças climáticas.

Ele participou de coletiva de imprensa sobre o primeiro relatório formal do “mapa do caminho” para viabilizar o financiamento climático de US$ 1,3 trilhão aos países em desenvolvimento. Na prática, reduzir o custo da dívida resulta na liberação de espaço fiscal para responder às mudanças climáticas no curto prazo.

“É realmente impressionante ver como muitos países hoje gastam mais com juros do que com medidas para o clima e para o desenvolvimento de seus países. Portanto, acho que este é um debate muito importante no âmbito da Convenção”, declarou Correa do Lago.

Ele argumentou ainda que o tema da troca da dívida por adaptação climática já é muito debatido e está funcionando em muitos países. O relatório divulgado hoje busca acelerar e dar escala a esse tipo de instrumento, incentivando outros países a utilizarem esse meio de ampliar investimentos.

Contato: renan.monteiro@broadcas.com.br

Veja também