Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Menopausa: o impacto silencioso na autoestima feminina e as novas possibilidades de cuidado

Embora faça parte da vida de milhões de mulheres, a menopausa ainda é um tema pouco discutido no Brasil. Trata-se de uma fase marcada por profundas transformações físicas e emocio

4 de novembro de 2025

A farmacêutica Merz Aesthetics(R) Brasil reforça a importância do autocuidado e destaca o papel da medicina regenerativa como aliada na recuperação da autoestima

SÃO PAULO, 4 de novembro de 2025 /PRNewswire/ — Embora faça parte da vida de milhões de mulheres, a menopausa ainda é um tema pouco discutido no Brasil. Trata-se de uma fase marcada por profundas transformações físicas e emocionais, que impactam diretamente a autoestima e o bem-estar. Ondas de calor, alterações de humor, insônia, ressecamento da pele, perda de colágeno e flacidez são apenas alguns dos sintomas enfrentados, muitas vezes em silêncio, devido ao estigma social que ainda envolve o tema.

A média de idade da mulher brasileira ao entrar na menopausa é de 48 anos, e os sintomas costumam surgir por volta dos 46. Segundo publicação da revista científica Climateric, 73,1% das brasileiras relataram sintomas durante essa transição, e mais de 78% continuam sentindo os efeitos no período pós-menopausa. Apesar de a maioria das mulheres ser impactada pelos efeitos indesejáveis da menopausa, o estudo também revelou que apenas 52% buscam algum tipo de tratamento. Entre essas, as mulheres pertencentes às classes sociais mais altas são as que mais procuram atendimento especializado, e somente 22% optam pela terapia de reposição hormonal. A maior parte recorre a alternativas como o uso de antidepressivos ou práticas complementares, incluindo acupuntura e ioga.

Estética com propósito

É nesse contexto que a junção de estética e propósito ganha relevância e se apresenta como uma forma de autocuidado e de resgate da autoestima. De acordo com a Dra. Bianca Viscomi, dermatologista e speaker global da Merz Aesthetics(R), farmacêutica focada em medicina estética, o foco deve ser sempre na escuta sensível e na personalização: “Cada mulher vive a menopausa de uma forma única. O tratamento estético precisa respeitar essa individualidade, sem padronizações, sem exageros. O objetivo é promover bem-estar e devolver à paciente a leveza de se sentir bem com a própria imagem”.

Entre os procedimentos mais indicados para esse público está o uso dos bioestimuladores regenerativos¹,² de colágeno, como Radiesse(R). Porém, é necessário aliar esse uso a cuidados com a saúde em geral3. A hidroxiapatita de cálcio presente em Radiesse(R) atua no fibroblasto, célula responsável pela síntese de colágeno nas células, estimulando a produção da proteína4. Além disso, seu contato estimula a produção de proteoglicanos, macromoléculas que retém água. Dessa forma, sua aplicação também promove a hidratação da pele5,6. A longo prazo, o tratamento com Radiesse(R) também promove firmeza1,5,7, elasticidade5,5,6,8 e estimula diferentes tipos de colágeno1,9 para uma pele saudável. É imprescindível consultar um profissional da saúde habilitado, pois ele saberá indicar o tratamento que melhor atenderá as necessidades de cada um.

“Diferente de técnicas que apenas preenchem, Radiesse(R) atua estimulando a produção natural de colágeno pelo próprio organismo, oferecendo um resultado gradual, seguro e natural. Eles contribuem para a melhora da firmeza da pele, da textura e da hidratação, minimizando a flacidez decorrente da queda hormonal, um dos aspectos que mais impactam a autoestima durante e após a menopausa”, comenta Viscomi.

Mais do que estética, trata-se de devolver às mulheres o direito de se cuidar, de se olhar com carinho e de se sentir bem em sua própria pele, inclusive em uma fase da vida que ainda sofre com invisibilidade. Como reforça Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics(R) Brasil, “a menopausa não precisa, e nem deve, ser encarada como sinônimo de perda. Pelo contrário, pode representar um momento de profunda reconexão com o próprio corpo e com uma nova forma de se perceber no mundo. É uma fase que convida ao autocuidado, ao olhar mais atento para as próprias necessidades e desejos, e à liberdade de se priorizar sem culpa. Levar mais leveza, naturalidade, confiança e autoestima para as mulheres são alguns dos nossos principais objetivos aqui na Merz. Em um período como o da menopausa, levantamos a bandeira de que ninguém está deixando de ser quem é, e sim atravessando uma nova etapa da vida, que pode ser igualmente plena e potente.”

Radiesse(R) refere-se a família de produtos Radiesse(R)?Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e Radiesse(R)?(+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003)

Sobre a Merz Aesthetics
(R)

Merz Aesthetics(R) é uma empresa de medicina estética com uma longa história de empoderamento de profissionais de saúde, pacientes e colaboradores para viverem cada dia com confiança. Temos o objetivo de ajudar pessoas no mundo todo a viverem a melhor versão de si mesmas, por dentro e por fora – de acordo com seu significado pessoal. Clinicamente testado, seu portfólio de produtos inclui injetáveis, dispositivos e tratamentos de cuidado com a pele desenvolvidos para atender às necessidades de cada paciente com alto padrão de segurança e eficácia. Sendo um negócio de família há mais de 115 anos, a Merz Aesthetics(R) é reconhecida por criar laços com seus clientes como se fossem parte da família. A sede global da Merz Aesthetics(R)‘ fica em Raleigh, N.C., EUA, com presença comercial em 90 países no mundo todo. Também faz parte do Grupo Merz, fundado em 1908 e sediado em Frankfurt, Alemanha. Saiba mais em merzaesthetics.com.

Consulte um profissional de saúde habilitado.

mais em merzaesthetics.com.

Copyright (c)? 2025 Merz Farmacêutica Comercial LTDA. Todos os direitos reservados. MERZ AESTHETICS é uma marca comercial e/ou marca registrada da Merz Pharma GmbH & Co. KGaA no Brasil e/ou em certos outros países. RADIESSE é uma marca comercial e/ou marca registrada da Merz North America, Inc. no Brasil e/ou em certos outros países. ASSETR-1077- 10/24

Referências

1 – COLEMAN, Kyle M. et al. Neocollagenesis after injection of calcium hydroxylapatite composition in a canine model. Dermatologic Surgery, v. 34, p. S53-S55, 2008.
2 – YUTSKOVSKAYA, Yana Alexandrovna; KOGAN, Evgeniya Alexandrovna. Improved Neocollagenesis and Skin Mechanical Properties After Injection of Diluted Calcium Hydroxylapatite in the Neck and Décolletage: A Pilot Study. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 16, n. 1, p. 68-74, 2017.
3 – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Blog Vida Saudável. Cuidados com a pele: veja 8 dicas para manter a sua saudável. [Consultado em 08/10/2024]. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/cuidados-com-a-pele/
4 – YUTSKOVSKAYA, Yana; KOGAN, Evgenjia; LESHUNOV, Eugene. A randomized, split-face, histomorphologic study comparing a volumetric calcium hydroxylapatite and a hyaluronic acid-based dermal filler. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 13, n. 9, p. 1047-1052, 2014
5 – EVIATAR, Joseph; LO, Christopher; KIRSZROT, James. Radiesse: advanced
techniques and applications for a unique and versatile implant. Plastic and reconstructive surgery, v. 136, n. 5, p. 164-170, 2015.
6 – González, Noelani MD; Goldberg, David J. MD, JD. Evaluating the Effects of Injected Calcium Hydroxylapatite on Changes in Human Skin Elastin and Proteoglycan Formation. Dermatologic Surgery, April 2019 – Volume 45 – Issue 4 – p 547-551.
7 – Figueredo, Vinícius O., et al. “Efficacy and safety of 2 injection techniques for hand biostimulatory treatment with diluted calcium hydroxylapatite.” Dermatologic Surgery 46 (2020): S54-S61.
8 – MELAND, Melissa; GROPPI, Chris; LORENC, Z. Paul. Rheological Properties of Calcium Hydroxylapatite With Integral Lidocaine. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 15, n. 9, p. 1107-1110, 2016.
9 – YUTSKOVSKAYA, Yana Alexandrovna; KOGAN, Evgeniya Alexandrovna. Improved Neocollagenesis and Skin Mechanical Properties After Injection of Diluted Calcium Hydroxylapatite in the Neck and Décolletage: A Pilot Study. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 16, n. 1, p. 68-74, 2017.

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/menopausa-o-impacto-silencioso-na-autoestima-feminina-e-as-novas-possibilidades-de-cuidado-302604381.html

FONTE Merz Aesthetics(R) Brasil

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Produtos Farmacêuticos, Médico / Farmacêutico, Notícias Relacionadas a Mulheres, Saúde/Hospitais, Diversidade, Equidade e Inclusão

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também