Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
31 de outubro de 2025
Por Denise Luna
Rio, 31/10/2025 O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse há pouco que é inconcebível não considerar a energia nuclear no Brasil como uma das fontes da transição energética, e que pretende instalar pequenos reatores nucleares (SMRs, na sigla em inglês) para viabilizar a instalação de data centers no Brasil, assim como para descarbonizar a Amazônia.
“Não podemos admitir isso em um País que tem urânio em abundância e domina tecnologia nuclear, domina a construção das usinas. Vamos chegar com os small reactors (SMRs) perto do consumo, vai aliviar linhas de transmissão”, disse o ministro durante seminário “Perspectivas para o Setor de Energia – Regulação, resiliência, inovação e data centers”, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Segundo Silveira, com os SMRs será possível levar a energia para perto dos data centers, desafogando assim as linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Pelo mesmo conceito, o ministro pretende levar os equipamentos para a Amazônia, para substituir as térmicas a óleo diesel.
Já na viagem que fará em novembro para Fernando de Noronha, Silveira anunciou que vai inaugurar geração de energia solar também para substituir a energia gerada pelas usinas a diesel.
“Vamos desligar a térmica a óleo de Fernando de Noronha e instalar energia solar”, disse sobre a viagem que deverá fazer à ilha do estado de Pernambuco.
Contato: denise.luna@estadao.com
Veja também