Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
31 de outubro de 2025
Por Circe Bonatelli
São Paulo, 31/10/2025 – A Claro vai assumir o contrato de fornecimento de conectividade da Oi para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
Essa transição, antecipada pela Broadcast, foi confirmada pela juíza Simone Chevrand, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, onde corre o processo de recuperação judicial da Oi.
“Os contratos destinados aos serviços que guarnecem o Cindacta serão assumidos pela empresa Claro, detentora de tecnologia e capilaridade necessárias à sua execução. Inclusive porque já presta parte dos serviços respectivos atualmente”, descreveu a magistrada, na peça anexada ao processo nesta quinta-feira, 30.
No fim de setembro, a Justiça determinou a transferência dos serviços de utilidade pública da Oi para terceiros, uma vez que a empresa está com pouco dinheiro em caixa e apresenta risco de não conseguir manter as suas operações – o que a operadora já negou.
Entre os serviços mais importantes atendidos pela Oi, o principal é o Cindacta, uma vez que a operadora fornece conexão para a maior parte das unidades do órgão de controle do tráfego aéreo.
Na última semana, a transição entre as operadoras foi discutida pela juíza com representantes das empresas, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Ministério Público e dos administradores judiciais do caso.
“Esta composição decorreu da colaboração de todos esses personagens, na busca da melhor solução para atender ao serviço público de tamanha relevância para a segurança nacional”, afirmou Chevrand.
Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Veja também