Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
28 de outubro de 2025
Por Adriana Victorino, do Estadão
Brasília, 28/10/2025 – A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrada em Kuala Lumpur, na Malásia, alcançou 72 milhões de visualizações e 778 mil menções nas redes sociais, segundo levantamento da consultoria Quaest divulgado nesta terça-feira, 28.
O desempenho supera o engajamento na foto publicada em agosto de 2021, quando Lula apareceu de sunga ao lado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, e atingiu 65 milhões de visualizações e 4,6 milhões de menções.
De acordo com a Quaest, o registro feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert teve o maior engajamento do mês nos perfis oficiais do presidente. A análise mostra que 54% das menções sobre a imagem foram neutras, 26% positivas e 20% negativas.
Entre as plataformas, o Instagram concentrou o maior alcance, com 1 milhão de curtidas e 65,8 mil comentários. No Facebook, foram 92 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos, enquanto o X (antigo Twitter) somou 90 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos. No TikTok, o conteúdo teve 14,4 mil curtidas e 991 compartilhamentos.
Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o resultado reflete “a guerra de narrativas” em torno de Lula e Trump. “A direita tentando emplacar a menção à Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando”, disse. Segundo ele, o episódio mostra que “a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação”, e que a foto “é um exemplo claro da política como imagem, o sorriso, a postura e o aperto de mão, tudo é simbólico”.
O monitoramento foi realizado entre os dias 21 e 27 de outubro, com base em publicações no X, Instagram, Facebook, TikTok, Reddit, YouTube e portais de notícias.
Veja também