Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de outubro de 2025
Por Alice Labate, do Estadão
São Paulo, 20/10/2025 – Uma falha no serviço de nuvem da Amazon, o AWS (Amazon Web Services), provocou uma pane global nesta segunda-feira, 20, afetando milhares de usuários e mais de 500 empresas que dependem da plataforma. O apagão derrubou aplicativos e serviços digitais em diversos países, inclusive no Brasil. Entre os afetados estão a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o serviço de pagamentos PicPay e os jogos online Fortnite e Roblox.
A AWS informou que seus sistemas começaram a estabilizar por volta das 7h (horário de Brasília). Às 9h10, a companhia informou que havia solucionado os erros no Lambda, um serviço que executa códigos nos serviços da gigante – no entanto, a normalização só ocorrerá quando todas as tentativas de comunicação feitas com o serviço forem processadas.
Antes disso, técnicos afirmaram que a falha estava relacionada ao DynamoDB (um dos bancos de dados centrais da AWS) e que o problema já vinha sendo corrigido desde as primeiras horas da manhã. Ainda não estás claro sobre o que gerou os erros na companhia.
Segundo o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, mais de 50 mil relatos de instabilidade foram registrados entre 7h e 8h, horário em que o número de reclamações atingiu o pico.
Quais os serviços afetados pelo apagão?
Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas nesta manhã. Abaixo, está uma lista de serviços que enfrentaram ou enfrentam dificuldades.
Amazon (incluindo Alexa e Prime Video);
Apple Music;
Blink;
Canva;
Chime;
Coinbase;
Delta;
Duolingo;
Epic Games Store;
Fanduel;
Fortnite;
HBO Max;
Hinge;
Life 360;
Lyft;
McDonalds app;
Mercado Livre;
Mercado Pago;
Microsoft Teams;
My Fitness Pal;
Office 365;
PayPal;
Perplexity;
PicPay;
PlayStation Network;
Pokemon Go;
Reddit;
Ring;
Roblox;
Roku;
Signal;
Slack;
Snapchat;
Square;
Starbucks;
Steam;
Strava;
TotalPass;
Ubisoft Connect;
Venmo;
VR Chat;
Wordle;
Xbox;
Xero;
Zoom;
Wellhub.
Por que um problema na AWS afeta tantos sites?
Um problema na AWS afeta tantos sites porque ela funciona como a principal base da internet. A AWS é o maior provedor de infraestrutura de serviço de nuvem do mundo, com cerca de 30% do mercado, e muitas empresas usam seus sistemas para armazenar dados e rodar apps.
Isso significa que uma gigante parte da rede depende dela para funcionar, desde redes sociais e jogos até bancos e lojas online. Por isso, quando há falha nos serviços da AWS, o impacto é imediato e visível para milhões de usuários, especialmente porque a empresa está à frente de concorrentes como Microsoft Azure e Google Cloud.
O efeito se torna ainda maior porque muitas empresas compartilham os mesmos sistemas da AWS, então, mesmo que a falha dure pouco tempo, os sites e apps que dependem desses sistemas podem parar de funcionar ou ficar muito lentos.
Veja também