Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

CNA: João Martins é reeleito presidente para mandato até 2029

7 de outubro de 2025

Por Isadora Duarte

Brasília, 08/10/2025 – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito nesta terça-feira para novo mandato à frente da entidade, de 2025 a 2029, informou a entidade em nota. Martins foi reeleito por unanimidade com voto das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.

Martins está à frente da entidade, que representa 5 milhões de produtores rurais, desde 2015. “Há 8 anos, quando me elegi, o cenário era outro. E naquela época fiz uma promessa de fazer uma transformação no meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com algo em torno de 400 mil novos produtores assistidos pela assistência técnica. Estamos com quase 480 mil pequenos produtores assistidos pela nossa assistência técnica. Foi uma revolução que conseguimos implementar”, disse Martins em reunião com as federações.

Martins disse ainda que “seu sonho”, como já fez na Bahia quando presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), é implementar centros de treinamento e capacitação em todo o País. O presidente garantiu às federações que o Sistema CNA/Senar dará apoio a todos os Estados, sem exceção, “para que todos tenham as mesmas oportunidades”.

Também compõem a diretoria executiva juntamente com Martins, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Gedeão Pereira, como 1º vice-presidente; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), Antônio Pitangui de Salvo, como 2º vice-presidente. Ainda formam a diretoria presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, como 1º vice-presidente de Finanças; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas, Muni Lourenço, como 2º vice-presidente de Finanças; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, como 1º vice-presidente de Secretaria; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), José Amílcar Silveira; como 2º vice-presidente de Secretaria. A chapa foi única.

Contato: isadora.duarte@estadao.com

Veja também