Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Sabesp ajusta provisionamento para Fausp segundo tabelas da Arsesp

30 de setembro de 2025

Por Vinícius Novais

São Paulo, 30/09/2025 – A Sabesp informou que ajustará os valores da Conta Vinculada 2 (FAUSP) após a definição, pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), das tabelas tarifárias de equilíbrio. A empresa relata que, entre o terceiro trimestre de 2024 e o segundo trimestre de 2025, provisionou recursos trimestrais para a Fausp, o que resultou em uma diferença de aproximadamente 3,22% entre as receitas de equilíbrio e aplicação.

Em agosto, a Sabesp foi comunicada pela Arsesp sobre a tarifa de equilíbrio baseada na aplicação de 4,2167% sobre as tabelas tarifárias. A utilização das tabelas resulta, afirma a companhia, em uma diferença de aproximadamente 3,74% entre as receitas de equilíbrio e aplicação. Com isso, a partir do terceiro trimestre de 2025, o recurso provisionado para a FAUSP será de 3,74% da receita de aplicações.

A Sabesp estima que o impacto decorrente do ajuste, entre o terceiro trimestre de 2024 e o segundo trimestre de 2025, seja de R$ 107 milhões e deve ser reconhecido no próximo balanço da companhia.

Contato: vinicius.novais@estadao.com

Veja também