Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
29 de setembro de 2025
Por Pepita Ortega, Gabriel Hirabahasi e Lavínia Kaucz
Brasília, 29/09/2025 – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta segunda-feira, 29 que o comprometimento do colega Edson Fachin, recém-empossado presidente da Corte máxima, com a causa pública a jurisdição constitucional “tranquiliza o País por atestar que essa continua a ser prestada sempre com mais empenho e toda aplicação” que se requer do STF.
Cármen afirmou que Fachin é “grande como jurista, como professor e magistrado” e disse reconhecer o ministro “especialmente como homem bom”. A ministra destacou a “extensa e exemplar atividade profissional” de Fachin, o classificando como um “jurista respeitado”, e disse que o colega “se mostrou criterioso, equilibrado e vinculado aos valores que sempre sublinhou em sua trajetória.
A ministra destacou que o colega presidiu o Tribunal Superior Eleitoral em uma “quadra particularmente grave”, e indicou que, como um “juiz atento e cuidadoso”, Fachin manteve as instituições sob seu comando “na linha segura da democracia”.
Ainda de acordo com a ministra do STF, Fachin é um “juiz que não produz surpresas indevidas no jurisdicionado, sem de desertar de seus deveres”. Segundo Carmen, Fachin se caracteriza pela “firmeza de suas convicções e pela lhaneza no trato em que as expõe”
“O direito não é, nem se propõe a ser fonte de desassossego e instabilidade. E o ministro presidente Edson Fachin não propõe teorias fora do direito constitucional vigente, nem se descompromete das funções mais nobres da judicatura”, destacou.
Contatos: gabriel.hirabahasi@estadao.com e lavinia.kaucz@estadao.com
Veja também