Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula homenageia professores no encerramento de caminhada dos 95 anos do MEC

28 de setembro de 2025

Por Pepita Ortega e Paula Ferreira, do Estadão

Brasília, 28/09/2025 – Após encerrar o circuito de 3 quilômetros na Esplanada dos Ministérios, na manhã deste domingo, 28, no evento em celebração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou os professores, ao subir ao pódio do evento e receber uma medalha do ministro da Educação, Camilo Santana. “A medalha que nós recebemos aqui, na verdade, é medalha para todos os professores de todos os graus de ensino dessa República Federativa do Brasil”, destacou.

Lula prestou homenagem aos profissionais da Educação, destacando que eles “trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo”, e elogiou Camilo Santana e Fernando Haddad, que foi ministro da Educação entre 2005 a 2012 (na sua gestão e na de Dilma Rousseff) e hoje comanda a pasta da Fazenda.

Ao destacar a ‘revolução na Educação’, promovida por sua gestão, o presidente alfinetou o antecessor, Jair Bolsonaro (PL), dizendo: “Não tem motociata, não tem pornochanchada, mas sim caminhada de educadores.”

O presidente caminhou pela Esplanada ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, dos ministros Camilo Santana e Fernando Haddad, e dos titulares das pastas da Saúde, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e das Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo também participou do evento.

Lula fez parte do circuito usando o boné “Brasil é dos Brasileiros”, em meio à preparação para um encontro entre ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao final da caminhada, Lula levantou o troféu do evento e brincou: “Cadê o champanhe?”, em referência às comemorações da Fórmula 1.

O presidente participou da largada e caminhou por 3 Km. Ao longo do trajeto, membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) caminharam à paisana para fazer a proteção de Lula.

Contato: pepita.ortega@estadao.com

Veja também