Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Presidente Conselho Ética indica Marcelo Freitas para relatar processo contra Eduardo Bolsonaro

26 de setembro de 2025

Por Redação do Broadcast Político

São Paulo, 26/09/2025 – O presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC), disse há pouco, em entrevista à Rádio Eldorado, que o deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) será o relator do processo que pode levar à cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Freitas formou a lista tríplice que antecedeu a escolha do relator com os parlamentares Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP). “Marcelo Freitas tem mais experiência e deve se ater aos fatos para relatar”, disse Schiochet à Eldorado, argumentando que os trabalhos não podem ser contaminados por ideologia e como presidente do colegiado, a prerrogativa da escolha do relator era sua.

A despeito dos argumentos de Schiochet, o Delegado Freitas é reconhecido pelo seu alinhamento com asnpautas bolsonaristas e já disse nas redes sociais ser a favor da anistia ampla e irrestrita aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O processo contra Eduardo no Conselho de Ética é por quebra de decoro parlamentar, com base em uma representação do PT, que diz que o deputado atentou contra a soberania nacional e as instituições democráticas ao partir para os Estados Unidos durante licença parlamentar. Mesmo sem participar de sessões e votações, ele segue recebendo salário. Se passar pelo Conselho de Ética, o processo tem de ir a plenário e pode levar à cassação do filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na entrevista, Schiochet disse que a partir da escolha do relator, Eduardo Bolsonaro será notificado e terá cinco dias para a sua defesa. O relator terá dez dias para apresentar seu plano de trabalho, mas antes terá de dizer se dará admissibilidade ao processo. A previsão do presidente do Conselho de Ética é que o processo esteja concluído até o final do ano. “O rito não passa de 90 dias, vamos agilizar para sair antes do final do ano”, frisou.

Veja também