Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Governo dos EUA aplica Lei Magnitsky à esposa de Moraes e instituto ligado à família dele

22 de setembro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi

Brasília, 22/09/2025 – O governo dos Estados Unidos aplicou sanções da Lei Magnitsky à esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e ao instituto ligado à família dele. Viviane Barci de Moraes e o Instituto Lex foram incluídos na lista de sancionados pela Lei Global Magnitsky nesta segunda-feira, 22, pelo governo norte-americano. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano. A mesma sanção foi aplicada a Moraes em julho.

Desde que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de direito, organização criminosa e outros crimes, o governo de Donald Trump não havia formalizado novas sanções contra autoridades brasileiras.

Após o julgamento, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou, em entrevista à Fox News, que a gestão Trump anunciaria novas sanções por causa da condenação de Bolsonaro.

“Haverá uma resposta dos EUA a isso. Teremos alguns anúncios provavelmente na próxima semana sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar. Mas o julgamento é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado atingir empresas americanas e até mesmo pessoas que operam fora dos Estados Unidos”, afirmou.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem chamado Viviane de “braço financeiro” de Moraes. Ela é advogada e figura como sócia-administradora do Instituto Lex. Os três filhos que tem com Moraes (Alexandre, Giuliana e Gabriela) também figuram como sócios da empresa.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br

Veja também