Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
19 de setembro de 2025
Por Ana Paula Machado
São Paulo, 19/09/2025 – A B3 comprou 60% do capital social da Central de Registro de Direitos Creditórios S.A. (CRDC), empresa especializada em prover serviços de tecnologia para agentes do setor de concessão de crédito, além de operar como infraestrutura de mercado. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a aquisição prevê desembolso de R$15 milhões e a possibilidade de exercício de opção de compra do porcentual remanescente a partir de 2030, a depender do atingimento de determinadas metas.
“Além disso, a operação também envolve uma parceria de longo prazo entre B3, CRDC e Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que continuará detendo participação na CRDC, visando fortalecer os produtos e serviços oferecidos pela CRDC e B3”, informou a companhia.
O fechamento da aquisição está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para operações desta natureza, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o cumprimento do requisito regulatório de notificação à CVM. Informou a B3.
Segundo a companhia, a aquisição não representa um investimento relevante e os termos do negócio não se enquadram em nenhum dos critérios estabelecidos do inciso II do artigo 256 da Lei das S.A. “Dessa forma, a operação não dependerá de ratificação pela Assembleia Geral da companhia e não conferirá aos acionistas o direito de recesso.”
A B3 ressaltou que a compra da CRDC faz parte da estratégia de posicionamento da empresa como solução de infraestrutura na jornada de crédito, com foco em desenvolvimento de produtos e serviços para o novo mercado de duplicatas escriturais, aproveitando a atuação da CRDC como provedora de tecnologia no mercado de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e na economia real.
A CRDC foi criada em 2014 com a finalidade de centralizar informações sobre recebíveis e facilitar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas no Brasil. Segundo a B3, a empresa atua no fornecimento de sistemas para formalização e emissão de instrumentos para antecipação de recebíveis e lastro de crédito, além de ser infraestrutura de mercado autorizada a atuar como registradora de ativos e, nesse contexto, é entidade regulada e supervisionada pelo Banco Central (BC).
Contato: ana.machado@estadao.com
Veja também