Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
15 de setembro de 2025
Por Thais Porsch
São Paulo, 15/09/2025 – Em editorial publicado no último sábado, o jornal francês Le Monde afirmou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro é um “veredicto exemplar para a democracia” e que o sistema de Justiça do Brasil “não vacilou”.
Segundo o jornal, a gravidade das acusações justificou a dura sentença proferida – 27 anos e três meses de prisão – pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Esta condenação permanece exemplar, independentemente dos esforços dos apoiadores de Bolsonaro para pressionar por uma lei de anistia. Serve como um lembrete contundente de um princípio fundamental: a democracia se baseia no veredicto das urnas, não na destruição das instituições”, pontua o Le Monde.
O editorial também relembra que o Brasil foi governado por uma ditadura militar até 1985, e que o julgamento “é uma evidência de uma nova maturidade, que é ainda mais sublinhada pela presença entre aqueles condenados”.
O veículo ainda criticou a postura dos Estados Unidos em relação à condenação, afirmando que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, ele próprio filho de exilados cubanos, deveria discernir a diferença entre “um golpista e um democrata”.
As consequências da abordagem de Washington devem ainda empurrar o Brasil cada vez mais para a órbita de Pequim, ressalta o Le Monde.
Contato: thais.porsch@estadao.com
Veja também