Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Jornal francês Le Monde diz condenação de Bolsonaro é veredicto exemplar para a democracia

15 de setembro de 2025

Por Thais Porsch

São Paulo, 15/09/2025 – Em editorial publicado no último sábado, o jornal francês Le Monde afirmou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro é um “veredicto exemplar para a democracia” e que o sistema de Justiça do Brasil “não vacilou”.

Segundo o jornal, a gravidade das acusações justificou a dura sentença proferida – 27 anos e três meses de prisão – pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Esta condenação permanece exemplar, independentemente dos esforços dos apoiadores de Bolsonaro para pressionar por uma lei de anistia. Serve como um lembrete contundente de um princípio fundamental: a democracia se baseia no veredicto das urnas, não na destruição das instituições”, pontua o Le Monde.

O editorial também relembra que o Brasil foi governado por uma ditadura militar até 1985, e que o julgamento “é uma evidência de uma nova maturidade, que é ainda mais sublinhada pela presença entre aqueles condenados”.

O veículo ainda criticou a postura dos Estados Unidos em relação à condenação, afirmando que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, ele próprio filho de exilados cubanos, deveria discernir a diferença entre “um golpista e um democrata”.

As consequências da abordagem de Washington devem ainda empurrar o Brasil cada vez mais para a órbita de Pequim, ressalta o Le Monde.

Contato: thais.porsch@estadao.com

Veja também