Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Fitch: fusão com BRF fortalece perfil de crédito da Marfrig, mas sem efeito imediato no rating

12 de setembro de 2025

Por Ana Ritti

São Paulo, 12/09/2025 – A incorporação da BRF pela Marfrig Global Foods é positiva para o perfil de crédito da Marfrig, proporcionando “acesso total ao fluxo de caixa da BRF e permitindo sinergias operacionais e financeiras significativas”, segundo a Fitch Ratings em nota. Ainda assim, a agência destacou que não haverá efeito imediato nos ratings da Marfrig, uma vez que a companhia já controlava a BRF.

Atualmente, a Marfrig é classificada em ‘BB+’ no rating de Inadimplência do Emissor (IDRs) em Moeda Estrangeira e Moeda Local e ‘AAA(bra)’ em rating Nacional de Longo Prazo, ambos com perspectiva estável. Para a Fitch, os ratings da Marfrig refletem seu perfil sólido de negócios, com ativos consolidados no Brasil e nos Estados Unidos nas áreas de carne bovina, aves e alimentos processados. “A transação fortalece a governança corporativa da Marfrig, melhora a diversificação de proteínas e geográfica e amplia sua flexibilidade financeira”, segundo a agência.

Mesmo sem efeito imediato sobre os ratings, a Fitch destacou que a fusão com a BRF trará benefícios à Marfrig ao “simplificar sua estrutura societária e reduzir potenciais conflitos por meio de uma governança de conselho unificado”. Além disso, do ponto de vista operacional, a Marfrig poderá explorar melhor as marcas Sadia e Perdigão da BRF e capturar sinergias ao manter apenas uma empresa listada, avaliou a agência. “A transação também poderá aumentar a flexibilidade financeira da Marfrig por meio da integração da gestão de caixa e passivos das duas companhias”, concluiu.

De acordo com projeções revisadas, os efeitos da fusão elevarão a alavancagem líquida de Ebitda da Marfrig para 3,0 vezes, ante a projeção anterior de 2,7 vezes ao fim de 2025, ainda abaixo do gatilho negativo de 3,5 vezes, disse a Fitch em nota. “No médio prazo, ações positivas de rating dependerão de a Marfrig manter a alavancagem de Ebitda e a alavancagem líquida de Ebitda de forma sustentável abaixo de 3,5 vezes e 2,5 vezes, respectivamente, alongar prazos de vencimento da dívida e integrar com sucesso as operações para capturar as sinergias esperadas”, afirmou.

Contato: ana.ritti@estadao.com

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast

Veja também