Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

STF: 1ª Turma tem maioria para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe

11 de setembro de 2025

Por Lavínia Kaucz, Pepita Ortega e Gabriel Hirabahasi

Brasília, 10/09/2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira, 10, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por organização criminosa, por golpe de Estado e por abolição do Estado democrático de direito. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Flávio Dino acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, que considerou Bolsonaro e outros réus culpados pela articulação golpista entre 2021 e 2023. O placar é de 3 a 1.

Além de Bolsonaro, outros sete acusados já têm maioria para serem condenados. As penas serão fixadas ao final da votação, assim como o local de cumprimento.

A maioria da Corte reconheceu que o grupo foi mentor de uma organização criminosa que agiu para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito em 2022, e manter Bolsonaro no poder. A ministra Cármen Lúcia segue a leitura do seu voto. Ainda falta analisar os crimes de dano qualificado e dano ao patrimônio público. O último a votar será o ministro Cristiano Zanin – que já sinalizou um voto também condenação.

Quem é julgado

– Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
– Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
– Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
– General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
– General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
– General Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro em 2022

Contato: lavinia.kaucz@estadao.com; pepita.ortega@estadao.com; gabriel.hirabahasi@estadao.com

Veja também