Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Hapvida: a maior operadora de saúde e odontologia da América Latina que redefine o cuidado conectado

10 de setembro de 2025

Com 15,9 milhões de clientes, prontuário único, linhas de cuidado personalizadas e forte expansão de rede, a companhia aposta em tecnologia e humanização para entregar eficiência e qualidade em todo o Brasil.

A Hapvida atende 15,9 milhões de clientes por meio de uma estrutura completa, formada por 832 unidades próprias e uma ampla rede parceira. Com 73 mil colaboradores, a empresa, fundada há 80 anos, conta com 28 mil médicos e 20 mil dentistas credenciados. O maior diferencial da companhia é integrar toda a estrutura própria de atendimento composta por hospitais, prontos atendimentos, clínicas e diagnósticos. “Esses pontos são conectados por um sistema de informação avançado, viabilizando um modelo assistencial eficiente e humanizado. Nosso compromisso é atender cada paciente de forma adequada às suas necessidades, sempre com a melhor qualidade possível”, destaca o diretor médico, Mauro Medeiros Borges, que fala também sobre investimentos e planos da empresa para o futuro. Saiba mais na entrevista a seguir.

Quais são os principais diferenciais do modelo de negócio da Hapvida dentro do setor de saúde suplementar no Brasil?

Nosso modelo de saúde foi pensado para levar facilidade e acesso sem perder a qualidade. Por isso, integramos toda a jornada do paciente, desde a prevenção até o cuidado, de forma única entre todas as nossas unidades. Para oferecer uma experiência mais ampla, além do plano de saúde temos também o plano odontológico, conectando todas as áreas da saúde. Outro diferencial é que, por estarmos presentes nas cinco regiões do Brasil, proporcionamos uma vasta gama de opções para os beneficiários e para as empresas.

Nesse cenário, ter estrutura própria nos consolida e nos dá a segurança de que as coisas vão funcionar adequadamente. Já a rede parceira complementa o que se tem em casa, com as mesmas características e o mesmo objetivo, seguindo os parâmetros e as diretrizes que praticamos internamente.

O prontuário único é um dos pilares desse modelo de atendimento integrado da empresa, correto? Como ele funciona e qual a importância desse recurso?

Isso mesmo. O prontuário único é um sistema de informação fundamental para o nosso modelo de saúde. Tem como principal função unificar as informações e o acesso ao histórico de saúde do paciente por qualquer profissional da nossa rede. Ele assegura que, em todos os contatos que o cliente tenha com as nossas unidades, suas informações estarão lá. Se ele for em um pronto-socorro, o médico tem acesso ao histórico, e isso permite decisões mais assertivas em relação ao tratamento, por exemplo.

Trata-se de um recurso inteligente, que nos apoia muito no atendimento e na resolução. Além disso, temos todas as informações do histórico do paciente reunidas no aplicativo. Além disso, temos todo o histórico de saúde do paciente disponível no aplicativo.

Hoje é muito importante o cuidado personalizado com a saúde, planejado para as necessidades individuais. Como a empresa faz isso na prática?

Temos uma série de programas personalizados, todos eles dentro de um guarda-chuva chamado Qualivida, que é uma rede de programas especializados, com várias linhas de cuidados, focados no acompanhamento de grupos prioritários em todo o País. Um exemplo é o Nascer Bem, voltado às gestantes. Por meio dele, controlamos todo o pré-natal, monitoramos se a paciente passou pelo número indicado de consultas e se foi preparada adequadamente para o parto.

Esse programa tem reflexos importantes no número de partos normais: enquanto a média nacional é de 25% do total de partos, no nosso programa chegamos a 40%. Temos ainda o Viver Bem, com ações voltadas aos pacientes diabéticos, com resultados como a redução de 39% no número de infartos e de 44% na incidência de amputações, nas regiões que são atendidas por esse projeto. Há também programas para cardiopatas, doentes renais crônicos, idosos, enfim, vários grupos que demandam cuidados específicos.

Resumindo, então, o Qualivida é uma rede especializada em programas de cuidado integral da saúde, que oferece atendimento personalizado por meio de uma equipe multidisciplinar. Ele reúne o histórico completo dos pacientes e oferece suporte contínuo por telefone, oficinas, palestras e materiais educativos. Hoje, são mais de 450 profissionais dedicados e, nos últimos 12 meses, acompanhamos 113 mil pacientes, e mais de 76 mil partos já foram realizados.

E quais são os principais indicadores que demonstram a eficiência e a qualidade do atendimento da Hapvida?

Hoje, nós conseguimos nos destacar nos mais diversos indicadores de qualidade assistencial. Um dos nossos diferenciais está nos resultados: apresentamos índices de reinternação e de mortalidade prevista em UTI consistentemente melhores que a média nacional, reforçando a eficiência e a qualidade do nosso modelo de cuidado. Já em relação às cirurgias, a incidência de infecção está abaixo da média dos melhores hospitais do País. Além disso, outro dado relevante da Hapvida é que 78,3% dos nossos atendimentos em emergências acontecem em até 15 minutos. E, com a ajuda da inteligência artificial, 99% dos laudos de exame ECG saem no mesmo tempo.

Tudo o que foi descrito nesta conversa até agora depende, em grande parte, de ter equipes preparadas. Como a empresa treina seus profissionais?

Sem dúvida essa é uma das nossas prioridades. Treinamos as equipes constantemente e definimos ações para melhorar ainda mais os nossos indicadores, que já são muito bons. Só no último mês, nossa área de Educação treinou três mil médicos em urgências e emergências: situações como entubar um paciente difícil, lidar com uma parada respiratória ou tratar uma criança com bronquiolite, por exemplo. Realizamos também fortes investimentos em pesquisas, frequentemente baseadas no grande volume de informações que temos no nosso sistema.

Olhando para o futuro, quais são as perspectivas de crescimento da empresa no longo prazo?

Temos uma perspectiva de forte crescimento. Iniciamos um plano de investimento de R$ 2 bilhões para ampliar e requalificar nossa infraestrutura nos próximos anos. Já inauguramos seis dos 11 novos hospitais previstos, o que representa mais de 1.800 leitos adicionais à rede. Entre os que já estão em operação estão o Hospital Nilton Lins (Manaus, AM), o Hospital Jardim Anália (São Paulo, SP), o Hospital Layr Maia (Belém, PA) e o Hospital Ariano Suassuna (Recife, PE). Além disso, estão previstas mais de 35 unidades assistenciais, entre prontos atendimentos, clínicas, serviços de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, distribuídas por todo o País.

Metade do investimento do plano diretor será destinada à cidade de São Paulo e região metropolitana. Com foco na expansão da rede própria, a Hapvida prioriza as regiões com maior crescimento de clientes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Amazonas e Pará. Seguimos ainda aprimorando o prontuário único, pois tecnologias como a inteligência artificial fazem toda a diferença para monitorar pacientes e realizar intervenções assertivas.

Também temos crescido em telemedicina – se há um hemograma alterado em qualquer parte do Brasil, por exemplo, nosso núcleo de hematologistas intervém imediatamente por meio do Tele-Hemato, um programa que faz essa conexão de médicos e laboratórios a hematologistas por meio de uma plataforma digital segura, que permite análise remota de exames, emissão de laudos, teleconsultorias clínicas e apoio à decisão médica com brevidade, a partir de resultados críticos de hemogramas coletados em todos os prontos atendimentos da empresa no Brasil, alcançando 99,6% de precisão e garantindo condutas seguras e assertivas.

Tudo isso demonstra o quanto a busca por melhorias contínuas impulsiona a Hapvida no dia a dia.

Veja também