Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Eduardo Bolsonaro, sobre Tarcísio: espero que falas e condutas pró-anistia sejam permanentes

8 de setembro de 2025

Por Geovani Bucci

São Paulo, 08/09/2025 – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou há pouco, em entrevista ao grupo de comunicação Poder360, que espera que as falas feitas pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Avenida Paulista, neste domingo, 7, sejam “permanentes”, tal qual as condutas adotadas pelo republicano em favor da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro não quis comentar a movimentação do Centrão em torno de Tarcísio para que ele seja o candidato de direita a presidente nas eleições de 2026. Segundo o deputado federal licenciado do PL de São Paulo, essas discussões devem ficar “para depois” e “muita coisa pode acontecer”.

No último domingo, 7, Tarcísio disse que não irá aceitar a “ditadura de um poder sobre o outro” e que “um ditador paute o que devemos fazer”, em uma crítica direta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes”, acrescentou.

Na semana passada, o governador desembarcou em Brasília. Ele permaneceu 48 horas por lá para articular no Congresso a anistia a Bolsonaro e outros acusados de tramarem um golpe antes mesmo do fim do julgamento dos réus pelo STF.

“Tenho elogio a fazer (ao Tarcísio). Acho que ele na manifestação foi muito feliz no seu discurso. Espero que essa fala seja permanente, seguido das suas condutas pró anistia”, disse Eduardo. “Tarcísio chegou para somar. Seja bem-vindo, governador Tarcísio. Fico feliz com suas movimentações. Para mim, pouco importa as motivações dele. O que vão cogitar, se ele está trabalhando por conta disso ou motivado por aquilo. Isso não me interessa.”

O parlamentar destacou que as críticas feitas em conversas privadas vazadas ao governador foram num contexto de tentar provar o seu amadurecimento e independência diante do pai. Ele ainda ressaltou que suas ações nos Estados Unidos ocorreram porque o núcleo bolsonarista estava “sem poder de barganha”. Por isso ele colocou “artilharias” voltadas para Moraes, e que atualmente o momento é melhor para negociar.

Eduardo ainda relembrou que o foco do bolsonarismo é a “anistia ampla, geral e irrestrita”, e que mais sanções e tarifas podem ser impostas pelo presidente americano Donald Trump caso Bolsonaro seja condenado ou haja a regulamentação das big techs no Brasil.

Contato: geovani.bucci@estadao.com

Veja também