Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Instituto de Previdência de Aparecida diz que apresentou denúncia sobre aplicação do Master

8 de setembro de 2025

Por Gabriel Baldocchi e Alvaro Gribel, do Estadão

São Paulo, 08/09/2025 – O Instituto de Previdência dos Servidores de Aparecida (Aparecidaprev) afirmou, em nota, nesta segunda-feira, 08, que a aplicação em letras financeiras do Banco Master foi feita na gestão anterior e se deu sem a anuência do conselho. A entidade diz ter apresentado denúncia ao Ministério Público e ao Ministério da Previdência, para apuração de eventuais responsabilidades sobre o investimento.

Como mostrou a Broadcast/Estadão, a reprovação pelo Banco Central da operação de compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) deixará fundos de pensão expostos ao risco de não pagamento por parte do Master. Ao menos 12 institutos de previdência de Estados e municípios investiram em papéis do banco, entre os quais o Aparecidaprev. As letras financeiras não têm garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Em nota, a administração atual do Aparecidaprev diz que, ao assumir em janeiro deste ano, se deparou com a existência de um investimento de R$ 40 milhões em letras financeiras do Banco Master, firmado em 2024, pela administração anterior, com prazo de 10 anos.

“A aplicação foi feita à revelia do Conselho da Previdência e, por estar vinculada a prazo de longo período, não pode ser movimentada ou resgatada neste momento. Apesar disso a aplicação segue rendendo e não apresentou prejuízo.”

A gestão atual diz ainda que tem atuado com “transparência e responsabilidade” para proteger o patrimônio previdenciário dos servidores e adotado as medidas cabíveis para resguardar os recursos do Regime Próprio de Previdência Social.

Ainda de acordo com o instituto, além da denúncia ao MP e ao Ministério da Previdência, houve ainda comunicação formal ao Tribunal de Contas do Município.

O Aparecidaprev é responsável pela aposentadoria e pensão dos funcionários públicos da prefeitura de Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade de Goiás, com pouco mais de 500 mil habitantes. O instituto tem um patrimônio de quase R$ 1 bilhão.

Contato: gabriel.baldocchi@estadao.com.br

Veja também