Releases
17/05/2019 08:48

Por que investir na bolsa de valores? Uma perspectiva positiva sobre o Mercado


Belo Horizonte--(DINO - 17 mai, 2019) -
Todo mundo tem sonhos financeiros e, para alcançá-los, é preciso traçar um plano. A Bolsa de Valores é um dos caminhos que muitas pessoas planejam para alcançar esses objetivos.


Inclusive, 2019 promete ser o ano da Bolsa de Valores. Os motivos para isso são: manutenção da taxa Selic abaixo de 7% ao ano (o que também diminui o rendimento em investimentos de renda fixa); e reforma da Previdência.


Mas, diferente de países como os Estados Unidos e a China, os investimentos em bolsa ainda não são protagonistas na cultura de investimento do brasileiro. No entanto, o acesso à informação tem ajudado a tornar esse investimento mais popular no país. Muito por conta disso, recentemente, o Brasil atingiu um milhão de investidores na Bolsa de Valores.


Mas por que vale a pena se juntar a este número?


A bolsa é um investimento para todos?


Muita gente acha que investir na Bolsa de Valores está muito além de sua alçada, porque não possui conhecimento o bastante sobre esse tipo de investimento. Ou não possui dinheiro o bastante.


Este conteúdo é para desmistificar esses conceitos. O rendimento da poupança (investimento queridinho dos brasileiros) é muito baixo e dar os primeiros passos rumo a um tipo de investimento mais rentável não é tão difícil e complexo quanto parece. Os avanços da tecnologia e a disponibilidade de informação podem ser grandes aliadas.


Há um valor mínimo para investir?


Há quem diga que só é possível entrar no mercado de ações a partir de R$5.000,00. Mas esse é um valor indicado, apenas. Cinco mil reais seria uma quantia boa para conseguir usar métodos mais variados na Bolsa, compensando as taxas e facilitando a busca por um resultado mais interessante.


Mas não existe um valor mínimo para começar a investir e é possível investir na bolsa com pouco dinheiro. Afinal, existem ativos de R$100,00, só para se ter uma ideia.


Como o home broker facilita o investimento na bolsa?


A popularização da internet e o surgimento dos sistemas de negociação online permitem operações na Bolsa de Valores de maneira muito mais simples, rápida e eficiente. Até 1999, no Brasil, qualquer negociação era realizada exclusivamente pela mesa de operações e o processo de compra e venda precisava ser feito por intermédio de um operador. Pois é, o Home Broker (plataforma online que conecta e permite a negociação entre estas duas pontas) foi inventado há muito pouco tempo.


E nem é preciso dizer o quanto essa ferramenta facilitou a vida de quem estava em busca de melhorar os investimentos sem precisar sair de casa, não é mesmo? Por meio do Home Broker, é possível: ver cotações em tempo real; comprar e vender ações; acompanhar pedidos de ordens; e visualizar dados administrativos.


Como minimizar os riscos de investir na Bolsa?


Existem sim riscos de se investir na Bolsa de Valores, mas assim como existem riscos, existem técnicas para minimizá-los. Apesar do mercado de ações representar uma modalidade mais arriscada de investimentos, ele pode oferecer rentabilidades muito superiores aos investimentos tradicionais e é isso que compensa o risco (contanto que o investidor se previna da maneira correta).


A estratégia mais eficaz para reduzir os riscos de se investir na Bolsa de Valores é estudar o mercado para entender o que pode ou não afetar a rentabilidade das as ações. Os recursos mais comuns nesse sentido são:


  • diversificar os investimentos;

  • aplicar em ações de empresas consistentes;

  • ter um método bem estruturado para investir.


Além disso, é recomendável começar investindo pouco. Apenas depois de conhecer o mercado que se torna menos arriscado ter uma exposição maior na Bolsa de Valores.


Por que investir em comunidade?


Investir em comunidade é uma das formas de minimizar os riscos de investir na Bolsa de Valores. Quando o investidor participa de uma comunidade de investidores, ele interage com outros players, compartilha e compara diferentes estratégias de investimento e torna o entendimento e as iniciativas mais seguras e bem estruturadas.


Existem redes sociais dedicadas a esse tipo de atividade hoje em dia. É interessante pesquisar sobre o assunto para acabar com o medo de iniciar uma trajetória na Bolsa de Valores!



Website: https://vexter.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso