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21/09/2017 16:49

Como dar feedbacks pode melhorar o engajamento de seus funcionários


Rio de Janeiro--(DINO - 21 set, 2017) - Engajar os colaboradores de uma empresa não é tarefa fácil. Aliás, este é considerado por muitos especialistas como o desafio do século dos gestores modernos. A gestão de pessoas recentemente assumiu um protagonismo nas grandes corporações, que finalmente entenderam a importância do seu principal ativo: as pessoas.

O cenário é realmente desafiador. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, de 54% a 66% dos profissionais não estão engajados. O número sobe quando incorporamos de 11% a 17% que estão ativamente desengajados. Ou seja: mais de 60% da empresa não está em sintonia com seus principais objetivos nem se sente valorizada, entre outros aspectos.

Mas essa crise de desengajamento tem solução, já que boa parte de suas causas são bem conhecidas. Uma delas é a falta de feedbacks regulares. Uma pesquisa feita para o livro "The Power Of Feedback" apontou que 46% dos entrevistados não recebia feedbacks regularmente. E isso é um grave problema de comunicação interna que pode ser resolvido com o emprego de técnicas e a valorização do setor de Recursos Humanos nas organizações.

Primeiro, vamos analisar as 3 principais formas de feedback encontradas no universo corporativo.

Feedback Apreciativo
Este tipo de feedback é focado nos elogios, na valorização e na autoestima do colaborador. Geralmente ele tem foco na identidade, nas características positivas e nos resultados obtidos pelo funcionário. Se possível, deve ser dado em público, potencializando os efeitos na empresa.

Feedback Corretivo
Trata-se de orientações para correção de rotas. São muito importantes pois estimulam a melhoria contínua, fortalecendo o senso de responsabilidade por erros e suas consequências. Neste caso, é preferível dar o feedback individualmente, sendo objetivo, com foco no comportamento e não na pessoa.

Feedback Regular
Devem ser mais frequentes, centrados no dia a dia da empresa, no que está sendo bem feito, nas metas e no que fazer para alcança-la. É importante elogiar o esforço e o resultado final de cada um destes esforços.

Rotina atribulada pode dificultar os feedbacks

A correria do dia a dia, muitas vezes, é utilizada como desculpa para os gestores que deixam de dar o feedback a seus colaboradores. Realmente. Reuniões pessoais com cada funcionário podem consumir um bom tempo, impedindo que o processo seja feito com a devida atenção e cuidado.

Mas plataformas de comunicação interna que automatizam processos de RH, como a Intrasocial, podem ajudá-lo a colocar um plano de feedbacks em prática sem gastar muito tempo.

A função "Elogios", por exemplo, possibilita que você destaque publicamente uma ação de destaque de um funcionário ou de uma equipe. As "estrelinhas" passam a ser cobiçadas pelo time, estimulando o engajamento. Afinal, o engajamento está diretamente ligado à satisfação, à sensação de pertencimento e de valorização.

Outras funcionalidades podem otimizar a mensuração de resultados e agilizar a troca de informações entre os gestores e a equipe. Além, é claro, de ser uma ótima forma para medir o clima organizacional.

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