Releases
29/08/2017 15:56

Retrofit: transformando o antigo em moderno com o uso da automação predial


São Paulo--(DINO - 29 ago, 2017) -
Termo comum no mercado de construção civil, retrofit significa colocar o antigo em ordem, ou seja, é fazer uma série de ações para revitalizar ou modernizar um prédio, seja ele comercial ou residencial. O objetivo é fazer a manutenção do que está bom e modernizar as instalações que forem necessárias para adaptá-las às novas exigências legais ou tecnológicas.

Retrofit, portanto, é mais do que uma simples reforma. É um processo atrelado a melhoria de performance, prolongamento da vida útil das instalações e, especialmente, a redução de custos para administradoras e condôminos.

A troca de revestimento da fachada, passando por substituição de elevadores ou a troca de sistemas de ar-condicionado e iluminação são algumas das atividades associadas a retrofit.

Esse conceito tem ganhado força, em especial, nos prédios com mais de 10 anos de construção, que estão perdendo espaço no mercado imobiliário - seja para venda ou aluguel. Pois com a grande ascensão do surgimento de novos prédios, construídos com os mais modernos equipamentos, sistemas e soluções tecnológicas, os prédios antigos que não passarem por um upgrade, tendem a ficar desocupados.

Um dos principais pontos do retrofit é a automação, que possibilita a modernização de edifícios com instalações e sistemas tecnológicos altamente automatizados, capazes de interagirem entre si. Os ganhos são inúmeros, em especial para a redução de despesas e otimização de recursos energéticos.

Fator positivo se observarmos que, em muitos casos, cerca de 50 a 70% dos custos com energia de um prédio está ligado ao gasto com iluminação e ar condicionado. Ter um sistema inteligente que permite monitorar os edifícios corporativos e desligar as luzes ou climatização quando estiverem desocupados trará, além da eficiência energética, uma redução considerável de gastos

A utilização de ar condicionados nos prédios começou na década de 60, de lá para cá muito se evoluiu em termos de climatização e tecnologia. Nesse sentido, há no mercado, por exemplo, modernos sistemas capazes de gerenciar, ligar e desligar os equipamentos com base na análise da quantidade de pessoas dentro de um estabelecimento ou na temperatura externa.

Além disso, dispositivos eletrônicos permitem monitorar e criar parâmetros para reduzir gastos enérgicos. Por exemplo, no processo de limpeza de um shopping, como normalmente, é feito de madrugada, é possível ter um sistema automatizado para ligar a iluminação somente no andar que estiver sendo limpo, evitando deixar todo o local iluminado e, assim, gastar mais. Essa escolha é tão vantajosa que a economia energética com a automação predial pode chegar a 40%. Neste caso, o retrofit consiste nessa intervenção técnica para melhorar o conforto térmico e a redução do consumo de energia.

O controle de acesso automatizado também tem se mostrado um bom redutor de custos na mensalidade dos condomínios. Com equipamentos e tecnologias cada vez mais avançada e acessível.

Para um projeto de retrofit ter sucesso é necessário inicialmente fazer um diagnóstico para apontar as áreas, instalações e processos que precisam ser modernizados. Com o apoio de uma empresa especializada é possível iniciar um projeto em fases. Por exemplo, começar com a automação do sistema de gerenciamento do ar condicionado, que é um dos custos mais altos para qualquer condomínio. E só com o que vai economizar nos meses seguintes, é possível investir em outra área e assim seguir que toda a construção seja modernizada e atrativa para o mercado e moradores.

*Eng. Igor Nakamura, diretor comercial da Viridi Technologies.


Sobre a Viridi Technologies

A Viridi Technologies, uma empresa do Grupo A5, oferece um portfólio completo de soluções de eficiência energética. Sua linha de serviços inclui gerenciamento de energia, integração de sistemas e automação predial como: ar condicionado central, controle inteligente de iluminação, monitoramento e controle de utilidades, sistemas de detecção e alarme de incêndios, entre outros.

Suas soluções são focadas na redução do consumo de energia e custos operacionais, valorização do empreendimento, medição e acompanhamento da eficiência, definição estratégias de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. E são desenhadas e estão presentes em mais de 300 clientes em diversos empreendimentos entre eles shopping centers, data e call centers, edifícios comerciais, universidades, hospitais e laboratórios farmacêuticos.

A empresa faz parte do Grupo A5, composto também pelas empresas A5 Solutions, Coddera Software e Omnize. Para saber mais sobre nós, acesse: http://www.viriditechnologies.com.br/#viridi

Website: http://www.viriditechnologies.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso