Releases
27/11/2018 15:49

Tomada de decisão: a importância da gestão administrativa


(DINO - 27 nov, 2018) - Começaremos pelo conceito de gestão financeira, que diz respeito ao conjunto de ações e procedimentos que a sua empresa deve trabalhar, de maneira que permita uma tomada de decisão mais pertinente com relação ao planejamento e atividades financeiras. Com isso, cria-se um trabalho mais organizado, sob controle e imune a uma série de imprevistos, que podem desacelerar o desenvolvimento do seu negócio e interferir ? direta ou indiretamente ? em outros processos produtivos.

Vantagens em adotar a gestão administrativa no seu negócio
A seguir, separamos algumas das vantagens em optar pela gestão administrativa em sua empresa:

A gestão administrativa permite melhor análise dos resultados
Ao dispor de uma gestão administrativa responsável, você consegue organizar as informações do seu negócio, para que os resultados sejam os mais factíveis possíveis. Dessa maneira, sua empresa passa a compreender a fundo a sua própria realidade, podendo trabalhar com uma margem confiável para desenvolver estratégias focadas em seu crescimento.

Planejamento de ações mais eficiente
A tomada de decisão está entre um dos maiores desafios na Engenharia Civil. Afinal, cada uma delas pode gerar lucros volumosos ou gerar uma série de problemas.

Por isso, com uma gestão administrativa consciente e atualizada constantemente, fica mais fácil observar quais aspectos de sua empresa merecem mais atenção e quais deles estão correspondendo ao esperado ou superando as expectativas. Consequentemente, é mais fácil trabalhar com o planejamento ? em todas as frentes ? do seu negócio.

Conhecimentos mais precisos a respeito dos recursos
Trabalhar com mais controle sobre os seus processos também sobre portas cheias de informações valiosas para o seu negócio. Entre elas, saber onde aplicar os seus recursos e em quais áreas investir mais.

Isso tudo permite uma tomada de decisão menos pautada em apostas e no instinto profissional, e sim em dados confiáveis.

Trabalhar com recebimentos e pagamentos em dia
A gestão financeira é uma maneira também de garantir que a sua empresa mantenha em dia os pagamentos e recebimentos. O primeiro é fundamental para manter o seu negócio em conformidade com as leis e garantir os pagamentos de fornecedores e colaboradores em dia ? além de manter a boa relação com eles. O segundo garante um planejamento financeiro muito mais eficaz.

Controlar o seu saldo em caixa
Como um complemento do que falávamos dos recursos de sua empresa, a gestão administrativa é um diferencial e tanto para controlar o seu saldo de caixa. É indiscutível a importância em saber essa informação. Afinal, como planejar novos projetos ou o desenvolvimento de outras áreas sem saber, exatamente, quanto você pode disponibilizar para cada ação?

Promover um foco direcionado ao cliente
Não pense que esse trabalho de organização financeira se atém apenas aos benefícios internos. Afinal, seus clientes também têm muito a ganhar com isso.

A começar pela produtividade em dia dos seus colaboradores, respeitando os prazos do cronograma e garantindo uma redução de custos palpável. Esse fato certamente se converterá em condições mais vantajosas para seu consumidor.

Enaltecer o relacionamento com fornecedores
Já falamos sobre isso, mas vale o reforço: nada melhor que contar com uma gestão administrativa eficiente para respeitar a sua parte do acordo com fornecedores. Assim, com o tempo, essa relação é solidificada e pode trazer benefícios mútuos para ambas as partes, ajudando a trabalhar com o seu cronograma de maneira mais lógica, econômica e qualitativa.

Mensurar o desempenho geral da empresa
Ainda que tenhamos diversas soluções tecnológicas de gestão, atualmente, nada disso surte o efeito esperado sem que, antes, você entenda toda a realidade financeira da empresa. Essa organização é fundamental para o planejamento real e prático, bem como para a resolução de desafios no dia a dia. Isso se converte em indicativos que ajudam a mensurar o desempenho de sua empresa como um todo.

Problemas em não adotar a gestão administrativa
Por mais que você já tenha conferido as vantagens em adotar a gestão administrativa em sua empresa, é importante verificar, também, os aspectos negativos que envolvem a decisão em não implantar rapidamente esse modelo de negócio no seu empreendimento. Entre os principais, podemos citar:

Dificuldades em localizar e trabalhar com os registros de sua empresa (desde o saldo aos valores de contas a pagar e receber);
Problemas em organizar o ciclo financeiro da sua empresa;
Indicativos trabalhados mais em apostas e menos em previsões factíveis;
Integração mal conduzida entre as políticas de vendas e financeiras;
Cálculo inexato a respeito dos preços de venda.
Desconhecimento a respeito do valor (patrimonial e intangível) de sua empresa.
Extrema dificuldades na tomada de decisão.
Com isso, achamos que fica mais evidente não apenas a importância da gestão administrativa para tocar toda a rotina financeira de sua empresa, como é um ativo importantíssimo para contribuir com a sua tomada de decisão. É importante trabalhar esse modelo de negócios para obter uma previsão muito mais eficiente a respeito de sua saúde financeira e como você pode tomar cada decisão a respeito de, basicamente, tudo que envolve processos produtivos.

Quais são os grandes desafios encontrados em implementar uma gestão administrativa em sua empresa e existiram alguns benefícios que não comentamos neste artigo? Deixe sua opinião no campo de comentários!

Website: https://noventa.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso