Releases
23/11/2017 15:54

Programa social capacita jovens de baixa renda para trabalhar com pinturas especiais


São Paulo, SP.--(DINO - 23 nov, 2017) - Quase tudo pode ser customizado: carros, motos, instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, roupas, móveis e uma infinidade de bens e objetos, de acordo com a criatividade e o desejo de seus proprietários. Muito conhecida no setor automotivo, a customização é uma tendência que cresce também em outros segmentos.

No Brasil, o "boom" da customização nessa indústria começou com mais intensidade há 16 anos, inspirado pela franquia "Velozes e Furiosos", cujo primeiro filme foi lançado por aqui em 2001. A partir dessa febre, o segmento conquistou muitos adeptos e desde então sofreu inúmeras renovações até se firmar em diversas formas, com opções para todos os gostos.

É importante ressaltar que a customização não está atrelada somente ao setor automotivo e motos, apesar de ter a maior evidência. Muito outros setores estão aplicando pinturas especiais na linha de produtos, tais como indústria de instrumentos musicais, iscas artificiais, decoração, bicicletas e até mesmo para serviços funerários como fabricantes de caixões - o que demonstra a variedade de demandas.

Pintor especializado em customizações como profissão

De caráter social, o projeto foi idealizado pelas empresas e artistas do segmento com o objetivo de treinar e capacitar jovens de baixa renda para trabalhar com pinturas especiais, onde aprenderão a dominar as mais diversas técnicas de customização, que podem ser aplicadas nos mais variados setores e produtos.

Hoje no Brasil não há qualquer programa ou curso voltado para formação de mão de obra especializada em pinturas especiais. São classificadas como tintas especiais os materiais de aplicação técnica mais refinada, que produzem efeitos diversos de acordo com uma série de combinações em cada uma das etapas de aplicação, incluindo o acabamento. Normalmente, são compostos de uso não contínuo e que vão além dos produtos convencionais.

Entre as principais técnicas que farão parte do programa, estão os trabalhos com as tintas de efeito como candy, camaleão, fluorescente, metal flake, efeito cromo, aerografia, pinstripe, lettering, fileteado e pintura hidrográfica. Entretanto. o programa não se limita apenas a pintura, temas como design, color & trim, envelopamento e polimento técnico também farão parte da programação.

A customização consiste em uma modificação ou criação de alguma coisa de acordo com preferências ou especificações pessoais. Pode ser desde uma pintura bem elaborada, até uma customização leve como a troca de cor de um item, afirma Rodrigo Correia, que faz parte da equipe do projeto.
Para o programa se tornar realidade foi necessária a parceria entre algumas empresas para que, além de apoiar e patrocinar, também oferecesse suporte na elaboração do programa, desenvolvimento do projeto, busca por profissionais que pudessem lecionar nas oficinas e, claro, tirar essa ideia do papel e torná-la uma realidade.

Fomentar o início de carreira e a entrada dos jovens no mercado de trabalho, assim como contribuir para o seu desenvolvimento profissional, é a estratégia do programa Jovem Customizador . O objetivo geral é promover o segmento de customizações, formar mão de obra de alto nível e apoiar as novas gerações na perpetuação dessa cultura. "Precisamos formar profissionais capacitados nos trabalhos de pinturas especiais para oferecermos serviços de alta qualidade", explica Allan Alves, um dos idealizadores do projeto.

Quem pode participar do Projeto Social Jovem Customizador? Confira os pré-requisitos para participar do programa Jovem Customizador

As inscrições poderão ser feitas por homens e mulheres que tenham idade entre 18 e 24 anos. Para cumprir os propósitos do projeto, só poderão se inscrever os jovens que tenham comprovação de baixa renda, conforme decreto do Governo Federal, e que tenham concluído o Ensino Médio em escola da rede pública.

Como o curso, as palestras e o período de vivência serão oferecidos em até três vezes por semana em São Paulo, é importante que o candidato seja residente na cidade ou tenha disponibilidade de transporte e estadia durante o período do programa. Importante ressaltar que o candidato precisará atender a dois pontos importantes: ser proativo e ter vontade de aprender.

O treinamento oferecido pelo Jovem Customizador em oficinas e estúdios conveniados será totalmente gratuito. Ao fim do curso, cada aluno receberá um certificado para comprovar sua participação no programa.

Outro objetivo do projeto é disponibilizar um conteúdo exclusivo através das mídias sociais, para que os entusiastas possam acompanhar todas etapas da formação dos participantes, até um projeto final de customização.

A abertura para inscrições estão previstas para janeiro de 2018. Acompanhe as novidades do projeto e a data de inscrição no site (http://jovemcustomizador.com.br/) e nas redes sociais.



Website: http://www.jovemcustomizador.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso