Releases
30/01/2019 16:53

Preço do leite pago ao produtor cai pelo 4° mês consecutivo no Brasil


São Paulo--(DINO - 30 jan, 2019) - Segundo estudo realizado pela Scot Consultoria, os valores do leite pago aos produtores foram reduzidos pelo quarto mês, levando a média nacional a R$ 1,138 por litro, sem a cobrança do frete.

Os dados levantados apontam que houve uma retratação de 3,0% no pagamento do mês de dezembro de 2018, em comparação ao que foi pago anteriormente. Caso seja realizado um balanço anual de janeiro a julho, é possível perceber que o valor médio nacional aumentou 21,3%, enquanto desse período em diante reduziu para 8,7%.

Segundo a comparação feita no mesmo período do ano de 2017, fica claro que o produtor está recebendo 9,6% a mais este ano. Dentre os fatores responsáveis pela redução de preço estão o crescimento da produtividade, a demanda interna seguindo de modo mais lento e a quantidade importada de leite em pó.

De acordo com a Scot Consultoria, a produção nacional teve um crescimento de 0,7% no mês de novembro na comparação mensal, enquanto o aumento no mês de dezembro foi de 0,1%, quando comparado ao mês anterior.

Dezembro de 2018 registra as maiores médias de captação nas primeiras semanas

Nas primeiras semanas do mês de dezembro, a captação de leite registrou suas maiores médias. Esses bons resultados são frutos de importantes Estados, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Segundo pesquisadores da Scot Consultoria, mostra que para o pagamento que será feito no mês de janeiro deste ano, 68% dos laticínios pesquisados pela instituição estão confiantes em uma possível redução no preço do leite, já os outros 32% cogitam a manutenção relacionada ao pagamento anterior.

A Scot aponta que, na região Centro-Oeste e na região Sudeste do Brasil, a tendência é de manutenção na visão de grande parte das empresas pesquisadas, que afirmam que as quedas podem surgir.

Enquanto isso, no Nordeste, devido às chuvas constantes e ao crescimento da produtividade do leite, 92% dos laticínios estão confiantes na redução do valor pago ao produtor no pagamento que será concluído no mês de janeiro de 2019. A instituição afirma que, para o mês de fevereiro, as expectativas são de um mercado mais sólido e um fugaz aumento no preço do leite para o produtor.

Importância do ERP na indústria de laticínios

O ERP é um sistema de gestão que integra em uma única plataforma importantes informações de uma empresa. Por meio da utilização dessa tecnologia, as organizações deixam de fazer uso de softwares ou métodos para controlar os processos de cada departamento.

Com a implantação do ERP, o gestor poderá ter acesso a todas as informações necessárias para a tomada de decisões, além de elaborar diversos relatórios. A solução pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos e portes como, por exemplo, as indústrias de laticínios, para melhorar e tornar mais ágil a produtividade do leite, o alcance de maiores resultados e o aumento nos lucros mensais.

Algumas das vantagens do ERP nas indústrias são as seguintes:

? Redução de custos;
? Aumento da produtividade;
? Melhor centralização das informações;
? Eliminação do uso de planilhas;
? Gestão mais ágil e segura;
? Padronização de todos os processos;
? Integração de todos os setores;
? Coleta de leite mais ágil e eficaz.

Em meio a tantas vantagens disponibilizadas pelo ERP, é compreensível o porquê de muitos gestores optarem pela solução.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de diversas soluções tecnológicas, como o sistema para laticínios, para indústrias do setor lácteo. Seu maior objetivo é oferecer a todos os seus clientes sistemas de gestão integrada da mais alta tecnologia.


Website: http://www.magistech.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso