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26/06/2017 14:24

Três situações que a boa gestão de conflitos pode minimizar


(DINO - 26 jun, 2017) - Estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo e inundado de informações. No meio do caminho, diferenças podem surgir e, com elas, o que chamamos de conflitos. Aprender a reduzir os embates entre equipes é sinônimo de manter um excelente ambiente de trabalho e, simultaneamente, trazer rendimentos satisfatórios. Ou seja, todos saem ganhando. Confira três momentos em que é possível diminuir o impacto desses maus episódios dentro do escritório: Equipe desmotivada: trabalhadores que desconhecem seus potenciais se tornam mais inseguros, aumentando a incidência de conflitos. O papel do líder é direcionar o indivíduo a realizar suas atividades de forma que lhe tragam satisfação e que possam colaborar a atingir seus objetivos. A ferramenta do reconhecimento direto e público contribui para o estímulo de comprometimento de todos rumo ao progresso e à implementação das ações necessárias para a conquista dos resultados. À medida que as pessoas são reconhecidas por seus méritos, minimizam a necessidade de atacar para chamar atenção, assim como minimizam a postura defensiva que cria resistência à aproximação e trabalho em parceria. Com essa ação o líder estimula a trajetória do profissional, reforçando positivamente os comportamentos desejados e estimulando cada vez mais a busca da aplicação de seus conhecimentos.Comunicação errônea: é preciso preparar bem os feedbacks negativos antes de compartilhá-los. O primeiro passo é verificar a maneira mais eficiente de demonstrar sua intenção, falar do seu propósito de contribuir para o desenvolvimento de quem irá recebê-lo, reforçar o quanto você reconhece os pontos positivos do profissional antes de apontar os pontos de melhoria. Faça uma lista que tenha pelo menos uma qualidade do funcionário para iniciar a conversa, endossando que você confia na capacidade de melhoria desse colaborador.Expectativas desalinhadas: perguntar recorrentemente o que esperam de você, do projeto sob a sua responsabilidade ou de uma ação específica ajuda a criar um momento em que as partes podem antecipar situações e desejos que normalmente achariam óbvios, mas que na maioria das vezes não são. Faça rodas de conversas e ouçam aqueles que estão dentro da corporação, para que possam batalhar pelo mesmo ideal. A abertura para o diálogo promove a prevenção de conflitos desnecessários.*Allessandra Canuto é especialista em gestão estratégica, facilitação e planejamento para realização de projetos e potencializar negócios. É sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e consultoria.

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