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02/10/2017 17:03

Você sabe por que é importante desenvolver a inteligência emocional em seu trabalho?


(DINO - 02 out, 2017) - Uma maioria há de concordar o quanto a rotina de trabalho no ambiente corporativo pode estressar e desgastar a mente humana. Com as horas do dia cada vez mais insuficientes para cumprir os prazos, além de outros fatores externos (fazer compras, buscar filhos nas escolas, trânsito), a correria parece não ter fim. Tudo isso é capaz de provocar um descontrole emocional muito grande e gerar níveis de desempenho muito baixos no emprego. Além disso, oscilações de humor afetam toda uma equipe de trabalho e culminam em situações desconfortáveis, como intrigas, fofocas, desentendimentos e outras situações constrangedoras. Mas calma! É possível gerir todo esse turbilhão de sentimentos e emoções, bem como evitar este cenário de caos, quando se trabalha a inteligência emocional!Não sabe do que se trata? É de simples entendimento: De acordo com a Psicologia, a inteligência emocional é a capacidade de administrar emoções para alcançar um determinado objetivo. Essa competência passou a ser enxergada pelas empresas devido aos resultados que ela fornece dentro do ambiente de trabalho. Com ela é possível obter êxito na carreira, além de proporcionar um expediente saudável, harmonioso e produtivo. Uma pesquisa muito interessante realizada pela consultoria TalentSmart diz que o Quociente Emocional (QE) pode ser mais determinante para o sucesso na carreira profissional do que o tão conhecido Quociente de Inteligência (QI). Os dados demonstram que 90% dos funcionários mais bem avaliados por seus empregadores apresentam melhor gestão de suas emoções.Já ficou claro que exercitar o QE só traz benefícios, certo? Mas como saber se você tem inteligência emocional no trabalho? E se não tem, como desenvolvê-la? É o que vamos responder agora. 6 características de quem possui inteligência emocionalO consultor norte-americano Travis Bradberry é coautor do livro "Emotional Intelligence 2.0" (Perseu Books, 2009) e tratou do tema em seu LinkedIn. Ele citou alguns traços presentes nos profissionais que sabem administrar as suas emoções. Confira alguns a seguir:1. Você consegue descrever suas emoções de forma precisaResumidamente, é nomear o que você está sentindo. Pessoas que apresentam esse tipo de inteligência possuem um amplo "vocabulário emocional" e conseguem identificar os seus sentimentos.2. É um bom juizVocê consegue interpretar de forma sensível e perspicaz os sentimentos, intenções e motivações das pessoas que estão ao seu redor. Isso demonstra um alto grau de competência emocional.3. Consegue dizer "não"Pessoas com inteligência emocional sabem quando é preciso colocar limites. Para o consultor Bradberry, ser assertivo ao rejeitar tarefas e compromissos é difícil, mas essa competência traz benefícios à saúde física e mental. 4. Você é generosoOferecer ajuda às outras pessoas sem esperar nada em troca é uma das características de quem possui o QE. Dessa forma, o profissional consegue construir relacionamentos fortes pois se preocupam com os demais. 5. É capaz de se perdoarQuando há o domínio sobre o que se sente, a pessoa consegue contemplar os seus fracassos de forma tranquila, mas sem ignorá-los. "Remoer os seus erros traz ansiedade e timidez, enquanto esquecê-los completamente pode fazer com que se repitam", escreve o consultor. 6. Você não busca a perfeiçãoBradberry diz que as "pessoas com inteligência emocional não veem a perfeição como um objetivo, porque sabem que ela não existe". Assim, conseguem lidar melhor com a inevitabilidade dos problemas sem se queixar do passado, além de continuarem a seguir em frente. Não tenho essas competências, e agora?Não se desespere! Embora não seja fácil, é possível desenvolver a inteligência emocional e encontrar um equilíbrio entre o racional e o sentimental, o que fará com que o seu desempenho melhore não só no trabalho, mas também na sua vida pessoal. Com o exercício do autoconhecimento e do equilíbrio emocional, você descobrirá, com o tempo, maneiras mais adequadas para reagir diante de problemas e demais situações. Saber controlar as emoções, manter a calma e raciocinar antes de tomar atitudes é algo poderosíssimo! Abaixo estão algumas dicas muito importantes que poderão lhe ajudar nesse processo. Absorva cada conselho da melhor forma possível e coloque em prática o quanto antes, pois nada como um bom relacionamento dentro da empresa para gerar resultados e harmonia entre os colegas. ? Fique atento à forma como se comporta frente a diferentes situações. Ao analisar suas atitudes será possível identificar de que forma elas impactam as relações. Caso sejam negativas, procure pela mudança. ? Antes de se decidir ou se pronunciar quanto a assuntos importante, aprenda a dominar suas emoções e impulsos. Nessas horas, exercícios de respiração podem ajudar. ? Acredite em você, no seu potencial e na sua capacidade de superar obstáculos. Trabalhar a autoconfiança é essencial para alcançar a inteligência emocional. ? É importante dizer que controlar as emoções não implica em reprimi-las e sim em encontrar o equilíbrio para pensar de forma equilibrada e racional.? Procure ser empático com as pessoas! Se colocar no lugar do outro para compreender suas atitudes contribui na prática do respeito e tolerância, seja em qualquer lugar. ? Exercite a gratidão! Ver a vida com gratidão significa potencializar os aspectos positivos de aprendizagem e desenvolvimento, evitando ruminar as experiências negativas. Até mesmo uma situação em que existam dores e dissabores nos oferece muitas aprendizagens! Agradeçamos sempre!Carmen Silvia: Pedagoga; Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia; Formação em Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC); Professora do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano & Psicologia e MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

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